5ª Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições em 2 de julho

A partir de 02 de julho estarão abertas as inscrições para a 5ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. As inscrições devem ser feitas no site do festival –  http://mostradecinemadegostoso.com.br – até 31 de agosto.

A Mostra de Cinema de Gostoso pretende mais uma vez agitar culturalmente a cidade, instalando uma tela de cinema de 12m x 5m ao ar livre na Praia do Maceió com projeção em resolução 2K e som 5.1. Ao longo de seis dias, a população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão seis sessões ao dia, entre as mostras Competitiva, Panorama e Infantil, além das Sessões Especiais.

Também serão realizadas sessões em ambientes fechados, que incluem debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público para receber o Troféu Luís da Câmara Cascudo. Toda a programação é gratuita.

A curadoria coletiva é feita por Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o coletivo “Nós do Audiovisual”.

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os  jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores, que juntos criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual” (www.nosdoaudiovisual.com.br) serão realizadas novamente uma série de oficinas , que incluem Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e Realização de Curtas-metragens.

Um dos principais objetivos dos cursos é o de formar cidadãos, despertando nestes jovens seu potencial voltado tanto para o audiovisual quanto para áreas diversas, estimulando o estudo e iniciativas de trabalho. A primeira turma composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas. Em 2018, será formada uma nova turma com 30 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma, que junto dos professores, atuarão na coordenação dos novos cursos.

Ao final das oficinas, os jovens realizarão curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostra e em diversos festivais do país.Com o conhecimento adquirido ao longo dos cursos, o coletivo também participa da produção da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que trocam conhecimentos com cineastas, atores e diretores de outros estados que são convidados para a mostra. O Coletivo Nós do Audiovisual já realizou dez filmes em um período de cinco anos:

Moeda Gostoso – 2017 – DOCUMENTÁRIO |13 MIN
Os Dois Lados do Lixo – 2017 – DOCUMENTÁRIO|12 MIN
O Grande Ó – 2017 – FICÇÃO|10 MIN
Flôzinha– 2015 – FICÇÃO | 11 MIN
O Pai da Noite – 2015 – FICÇÃO | 7 MIN
O Menino e a Caixa Misteriosa – 2015 – FICÇÃO | 10 MIN
À Procura do Sol – 2015 – FICÇÃO | 15 MIN
Promessas – 2014 – DOCUMENTÁRIO | 16 MIN
Entre Lonas – 2014 – FICÇÃO | 11 MIN
O Contador de Causos – 2013 – FICÇÃO| 15 MIN

A Mostra de Cinema de Gostoso mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento. A curadoria da mostra leva em conta a realidade local e a eficácia dos filmes em dialogar com a população. A soma destes fatores faz com que as sessões estejam sempre lotadas por um público que até então mantinha um contato distante com a produção cultural de outras regiões do país.

Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.

Para mais informações, acesse: http://mostradecinemadegostoso.com.br

Topo