O que é?

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2 de janeiro de 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria.

Hoje reunimos mais de 450 profissionais e realizamos uma série de atividades. Através de um fórum, exclusivo para pessoas associadas, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC e do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de 2 mil assinantes, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

A ABC publica, em conjunto com editoras, obras relevantes para a cinematografia, como o livro “Expor uma História” de Ricardo Aronovich. A associação é uma das fundadoras do Congresso Brasileiro do Cinema e é associada da IMAGO (Internacional Federation of Cinematographers) e da FELAFC (Federação Latino-americana de Fotografia Cinematográfica). A ABC colabora também com estudos técnicos visando a qualidade das projeções no país, e suas Recomendações Técnicas foram adotadas pela ANCINE nos projetos de instalação de novas salas.

Desde 2002, a Semana ABC de Cinematografia promove conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de estudantes de cinema e demais pessoas interessadas. No evento discute-se temas atuais, atualiza-se a respeito de novidades no setor e aborda-se novas tendências de trabalho no Brasil e mundo afora.  Após a Semana, toda a programação é disponibilizada no nosso canal do YouTube. Um dos grandes momentos do evento é a entrega do Prêmio ABC, que encerra a Semana.

Evento mensal gratuito, a Sessão ABC exibe filmes selecionados na presença dos principais técnicos envolvidos na produção, que após a projeção participam de um debate com o público.

A ABC ainda atua na área do direito autoral, seguindo a tendência de reconhecimento dos direitos legais de coautoria nas obras audiovisuais nos moldes que já vêm ocorrendo em alguns países europeus.

Aperfeiçoando-se no dia a dia da convivência entre as pessoas associadas, nossa Associação – hoje a maior do gênero no país – planeja um crescimento orgânico, com ênfase na qualidade dos seus quadros, para proporcionar uma melhor qualificação técnica, artística e ética para os profissionais da produção audiovisual brasileira.

Topo