Cinemateca recebe 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo

“Vá e Veja”, de Elem Klimov

De 29 de novembro a 5 de dezembro, a Cinemateca Brasileira recebe a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo. A Mostra apresentará 10 longas-metragens produzidos pelo Mosfilm, o maior e mais antigo estúdio da Europa, com um acervo de 2.500 títulos do período soviético e da atual Federação Russa.

No dia 29/11, às 20h, a sessão de abertura contará com o clássico Vá e veja (1985), de Elem Klimov. Frequentemente referenciado como um dos filmes mais perturbadores sobre a guerra e seus efeitos, o longa foi restaurado em 2017, em um processo que levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo Diretor Geral do Mosfilm, o cineasta Karen Shakhnazarov.

Além de Vá e veja, também serão apresentadas cópias restauradas de obras como Cidade zero(1988), de Karen Shakhnazarov, o vencedor da Palma de Ouro Quando voam as cegonhas (1957), de Mikhail Kalatozov – que contará com uma sessão especial ao ar livre no domingo, dia 2/12 –, e a épica adaptação do romance Guerra e paz, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes, o filme de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969 e reconstituiu a Batalha de Borodino, que contou com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.

Durante todo o período da Mostra estará em cartaz a exposição de bonecas “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff. E no domingo, dia 2/12, além da exibição na tela externa, a Cinemateca recebe expositores da Feira do Leste Europeu. Barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região funcionarão a partir das 13h.

A Mostra é uma realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm, em parceria com a Cinemateca Brasileira.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

Para conhecer a programação completa, acesse o site da Cinemateca.

Topo