Você esta aqui

CINUSP apresenta mostra SCI-FI: ANOS 80

De 4 a 29 de setembro, o CINUSP apresenta a mostra SCI-FI: ANOS 80, com uma seleção de ficções-científicas produzidas na década de 80 que se tornaram clássicos e marcaram a história do gênero. A mostra inclui filmes de grandes cineastas hollywoodianos, como James Cameron, Paul Verhoeven, John Carpenter e Ridley Scott.

Muitos autores aproveitaram-se do sci-fi para analisar criticamente algumas questões sócio-políticas a partir de analogias e hipóteses sobre os possíveis rumos da sociedade. São exemplos Brazil – O filme, de Terry Gilliam, e 1984, de Michael Radford. Blade Runner, o Caçador de Androides e o japonês Akira, de Katsuhiro Ôtomo, também apresentam distopias que se passam em Los Angeles e Neo-Tokyo, respectivamente.

Diretamente ligado à própria natureza do sci-fi, o embate entre o homem e a ciência é tema de alguns filmes da mostra, como A Mosca, de David Cronenberg, e RoboCop. A existência de vida extraterrestre inteligente é assunto de outros filmes, como O Segredo do Abismo e Eles Vivem.

O mundo dos computadores e dos videogames está presente em Tron: Uma Odisseia Eletrônica, de Steven Lisberger, e O Último Guerreiro das Estrelas, de Nick Castle. Ambos são marcos da indústria cinematográfica pelo uso extensivo de computação gráfica e animação digital.

Serão exibidas também as continuações Aliens, O ResgateO Império Contra-Ataca e Mad Max 2 – A Caçada Continua, filmes que, por sua qualidade, são tão aclamados quanto seus antecessores. A mostra conta ainda com uma maratona no dia 29 de setembro da primeira temporada da série Stranger Things.

O CINUSP convida tanto os que não conhecem quanto os nostálgicos para assistir a esses filmes que marcaram uma geração e são cultuados até hoje.

A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser acessadas site do CINUSP.

Topo