Conheça os vencedores do Festival Internacional ADF-LUMITON de Fotografía Cinematográfica

Entre os dias 3 e 9 de setembro, aconteceu o Festival Internacional de Fotografia Cinematográfica ADF-LUMITON. Com o objetivo de transmitir a importância dos Diretores de Fotografia como autores e encontrar novos talentos, nesta quarta edição, Vicente López foi o palco para as exibições e atividades especiais, todas gratuitas.

Este ano houve duas seções competitivas: pela primeira vez, um Concurso Internacional de Longas-metragens, com sete filmes concorrentes de Portugal, Paraguai, Marrocos, Brasil, Grécia, Argentina e Peru; e o clássico Concurso Internacional de Curtas-metragens, com 17 filmes da França, Canadá, Brasil, Argentina, Cuba, Romênia, EUA, México, Espanha e Costa Rica. Além disso, foi apresentada uma seção não competitiva: Meu primeiro filme, na qual cinco filmes nacionais foram apresentados diretores de fotografia de origem federal que debutaram no papel.

Além disso, aconteceram 12 atividades gratuitas (entre palestras e demonstrações) ligadas à criação da imagem audiovisual, dedicadas a estudantes e profissionais.

Confira os ganhadores:

Primeiro Prêmio ARRI da competição de longas-metragens:
Charles Hubert Morin por “Headbang Lullaby”

Curta-metragem vencedor:
Francisca Sáez Agurto por “Selva”

Primeira menção de curtas-metragens:
José Manuel Grimaldo por “El Último Romántico”

Segunda menção de curtas-metragens:
Radu Voinea por “Cumulonimbus”

Terceira menção de curtas-metragens:
Luz Escobar de “Crisálida”

Prêmio Cine.AR:
Selva (Costa Rica-Chile-Argentina, 2017, 17 ‘)

Jurados

O júri do Concurso Internacional de Longas-metragens foi composto por César Charlone (ABC), Ana Piterbarg e Daniel Ortega (ADF). O júri do Concurso Internacional de Curtas Metragens foi composto por Celina Murga, Eduardo Pinto e Mariana Russo (ADF). Para escolher os vencedores, os jurados observaram a impressão visual, os valores fotográficos, os climas alcançados, a inovação estética e / ou técnica e a busca visual das obras audiovisuais em competição.

Para mais informações, acesse: http://adfcine.org

Topo