Diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC falará sobre a escolha de lentes na Semana ABC 2018

A mesa A Criação do Quadro – Uma discussão sobre escolha de lentes na cinematografia, contará com a presença do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC, no dia 11 de maio, às 18h30.

O mediador será Snehal Patel, gerente de vendas da ZEISS Cine para as Américas, que fará perguntas sobre enquadramento e escolha de lentes para Affonso Beato, responsável pela fotografia de filmes como “A Rainha”, de Stephen Frears, e “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Mike Newell, além de ter sido um colaborador frequente do diretor espanhol Pedro Almodóvar (“Tudo Sobre minha Mãe”, “Carne Trêmula” e “A Flor do meu Segredo”).

Há mais de um século, cineastas têm usado as distâncias focais das lentes de maneira criativa para evocar emoções. Certas lentes nos atraem para um personagem, algumas podem nos assustar, enquanto outras capturam sequências de ação de tirar o fôlego. Por que existem tantas opções e como as distâncias focais são usadas na fotografia cinematográfica? Como os quadros são criados e no que afetam a narrativa?

Venha descobrir as respostas para essas e muitas outras perguntas em um bate-papo com Affonso Beato, examinando cenas de vários projetos que ele fotografou.

A Semana ABC 2018 acontece entre os dias 9 e 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrição, com entrada franca – retirada de senha uma hora antes de cada mesa, até a lotação da sala. As mesas serão transmitidas para a área externa.

Confira a programação completa: http://abcine.org.br/site/semana-abc-2018

Topo