Estão abertas as inscrições para os novos cursos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro oferece “cursos regulares”, “novos cursos 2018” e “oficinas” com formatos e cargas horárias variadas. As matrículas estão abertas e as aulas começam a partir do mês de agosto.

Nos “cursos regulares”, que tem duração de um ano a um ano e meio, o foco é na formação teórica e prática em funções específicas do setor audiovisual e cinematográfico, desenvolvendo habilidades e competências nas áreas de Direção, Roteiro, Montageme Produção. Os “novos cursos 2018” atendem demandas diferenciadas – Documentário;Especialização em Audiovisual, Mídias & Tecnologias Digitais;Pós-Produção de Imagem e Som para Cinema, TV e Novas Mídias; eSéries- com duração entre seis meses e um ano.Para quem procura um curso com uma carga horária menor, as “oficinas livres” vão desde Direção Cinematográfica com o Professor Ruy GuerraaRoteiro e Narrativa para Jogos, passando por diversas especializações da área do audiovisual.

Informações detalhadas sobre matrículas, datas, horários e valores dos cursos podem ser acessadas no site: www.escoladarcyribeiro.org.br

Em seus 16 anos, já passaram pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro mais de 15 mil estudantes. Criada pelo Instituto Brasileiro do Audiovisual, a ECDR é um centro irradiador de cultura. Instalada em um prédio centenário no Centro da cidade do Rio de Janeiro, a escola recebe alunos de diversos estados do Brasil e de diferentes países. “As pessoas entram como estudantes, se formam, vão para o mercado de trabalho, ganham prêmios e voltam para serem professores. Os estudantes se identificam com a escola e, mesmo depois que terminam os cursos, continuam a relação com ela”, conta Irene Ferraz, diretora e fundadora da Escola. A escola agrega diversas gerações de profissionais do cinema – do diretor docente Ruy Guerra à jovens expoentes como os cineastas Felipe Sholl (Fala comigo), Julia Murat (Pendular), Wagner Novais (5x favela – agora por nós mesmos) e a montadora Laís Lifschitz (No intenso agora).

A Darcy Ribeiro se tornou um centro de referência do audiovisual, grande parte de seus ex-estudantes estão inseridos no mercado de trabalho e vários filmes realizados por eles conquistaram prêmios em importantes festivais nacionais e internacionais. Em todos os cursos regulares de 10 a 15% das vagas são de bolsas de estudos. E todos os anos são realizados cursos de formação totalmente gratuitos, com seleção dos alunos através de edital.

A Escola também promove regularmente diversos eventos, como sessões especiais de filmes seguidas de debates, wokshops, palestras etc. Convidados nacionais e internacionais como Cacá Diegues, Walter Lima Jr, Tizuka Yamazaki, José Padilha, João Moreira Salles, Paul Leduc, Guillermo Arriaga e Paolo Taviani já dividiram suas experiências com estudantes e o público mantendo a escola sempre em dia com o seu compromisso de excelência na formação técnica e artística da produção audiovisual.

CURSOS REGULARES

Os cursos regulares são realizados em módulos semestrais, com 13 semanas de aula cada. Estão organizados em disciplinas de conhecimento específico para cada área de formação e disciplinas comuns, propiciando uma formação integral do estudante e promovendo a aproximação entre futuros profissionais cujas as áreas de trabalho e saberes são interdependentes.

– Direção Cinematográfica -conhecimentos teóricos e práticos para a formação de diretores cinematográficos, de filmes de ficção e documentários, com a realização de exercícios práticos de filmagem e a realização de curtas metragens em digital. As aulas abrangem todo o universo da direção, indo desde princípios básicos de linguagem fílmica até o desenvolvimento de projetos. (1 ANO E MEIO)

– Produção Audiovisual- conhecimento teórico-prático para desenvolvimento, gestão e acompanhamento de projetos audiovisuais em todos os seus fins. Oferece formação técnico-artística desenvolvendo habilidades e competências nas áreas de legislação, financiamento, produção, exibição e distribuição. (1 ANO)

– Roteiro Cinematográfico -conhecimentos teóricos e práticos para a escritura de roteiros de curta e longa-metragem, além de outros formatos audiovisuais. (1 ANO E MEIO)

– Montagem e Edição de Imagem e Som- conhecimentos teóricos e práticos articulando conhecimento da linguagem cinematográfica ao domínio dos principais programas para edição e montagem de imagem e som. (1 ANO)

NOVOS CURSOS 2018

– Documentário – Aulas teóricas e práticas sobre a linguagem do cinema documentário com disciplinas, de fotografia, som e montagem, entre outras, além de palestras centradas no tema Presidente 2018. Serão realizados filmes de curta metragem ao final do curso com acompanhamento dos professores Eduardo Escorel eÁngel Díez. Período: agosto a dezembro/2018

– Especialização em Audiovisual, Mídias & Tecnologias Digitais –objetiva capacitar profissionais para atuar no novo cenário do mercado audiovisual. As disciplinas abordam as historias, as teorias, as linguagens e as práticas de produção dos formatos audiovisuais contemporâneos como cinema e televisão digital, transmídia, 3D, arte tecnológica e games, entre outras. Com duração de um ano, os estudantes também desenvolverão projetos audiovisuais nas modalidades transmídia, multiplataforma e interativa. Acompanhamento didático-pedagógico:Profª Simone do Vale

– Pós-Produção de Imagem e Som para Cinema, TV e Novas Mídias – O surgimento de novas mídias e novas tecnologias associadas ao audiovisual está fazendo com que o espectro de atuação da pós-produção se expanda, como nunca antes se viu. Linguagens, processos, observações e práticas estão se estabelecendo, junto a uma nova geração de profissionais ansiosos por informações que os levem a essas novas práticas e realidades.

O curso visa capacitar profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento, interessados no processo de pós-produção audiovisual, tecnologias associadas e na conexão desses processos com as novas mídias, além dos mercados mais tradicionais que estão em franco processo de revolução digital, como a Televisão, Cinema, Publicidade e Internet. Duração de 1 ano. Acompanhamento didático pedagógico:Keila Borges

– Séries -Durante o curso os alunos vão assistir a premiada série Família Soprano (The Sopranos), criada por David Chase e produzida pela HBO, exibida entre 1999 e 2007, e considerada pelos roteiristas e crítica como a melhor série de todos os tempos. O curso possui duração de 9 meses, com 108 horas de carga horária. Professora do Curso:Yoya Wursh

OFICINAS LIVRES

– Direção Cinematográfica com o Professor Ruy Guerra– A oficina apresenta os conceitos teóricos centrais da realização cinematográfica, utilizando exemplos da própria filmografia do cineasta Ruy Guerra. O conteúdo programático contempla os temas: Dos sentidos à linguagem, Formação de Espaço e Tempo, Planos fixo e com movimento, A planta baixa, Som, Tempo e narrativa, dentre outros.

– Roteiro e Narrativa para Jogos-Jogos para consoles, PCs e smartphones são hoje uma indústria que movimenta mais dinheiro que o cinema. É uma forma de arte considerada por muitos a “literatura do Século XX”. Porém, escrever para jogos não é o mesmo que escrever para o cinema ou TV. A narrativa interativa, onde o leitor/jogador deixa de ser um mero espectador passivo e passa a ter agenciamento sobre a história contada, apresenta desafios particulares que exigem uma nova forma de se pensar tanto o narrar quanto o jogar. A proposta dessa oficina é abordar esses desafios na prática, discutindo jogos como forma de expressão artística e exercitando o conhecimento aprendido. Ao final da oficina, os alunos terão construído suas próprias narrativas interativas na forma de um jogo de aventura em texto.

– Produção Audiovisual em Smartphones- Os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço no setor audiovisual. Produções comerciais e cinematográficas já estão sendo 100% feitas pelo celular, que a cada dia ganha mais força e novos adeptos, inclusive profissionais renomados no mercado já reconhecem o aparelho como uma ferramenta tão boa quanto as tradicionais. Entenda como o seu celular pode se transformar em um verdadeiro aliado para mostrar e vender o seu trabalho. Através do celular e de variados aplicativos mobiles disponíveis atualmente no mercado, é possível fazer filmes que não perdem em nada para grandes produções, caras e cheias de equipamentos e pessoas. O objetivo do curso é realizar filmes de até 5 minutos, com aulas teóricas e práticas, assim como orientações de como rentabilizar o produto final.

– Produção Audiovisual para Plataformas Digitais- Plataformas digitais, novos formatos audiovisuais e práticas de consumo online. Convergência midiática. Cultura Participativa. Narrativa transmídia e narrativa multiplataforma. Conteúdo roteirizado, redes sociais e dispositivos móveis. Roteiro, direção e produção de webséries.

O objetivo geral do curso é capacitar o aluno a desenvolver produtos audiovisuais para plataformas streaming, mídias e redes sociais.

– Construção Sonora de uma Obra Audiovisual– todas as etapas que envolvem a construção sonora de uma obra audiovisual, desde a criação de um conceito, passando pela sua pré-produção, pela gravação de som direto, até o processo de pós-produção.

– Cinema Ampliado- Cinema ampliado tem como objetivo mostrar aos estudantes como ao longo de sua existência o cinema foi se expandindo e se misturando com outros campos do conhecimento, gerando diversas formas de se fazer cinema no século XXI.

ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO
Rua da Alfândega, 5 – Centro – Rio de Janeiro
Tel. (21) 2516-3514 | 2233-0224
www.escoladarcyribeiro.org.br
www.facebook.com/escoladecinemadarcyribeiro
@escoladarcyribeiro

Topo