Geraldo Pereira ministra curso “Pesquisa de Personagem para Documentário” na Escola Doc

Entre os dias 24 de abril e 25 de maio acontece o curso Pesquisa de Personagem para Documentário, ministrado por Geraldo Pereira, na Escola Doc, no Rio de Janeiro. As aulas acontecerão terças e quintas, das 19h às 22h.

Neste curso será abordado o trabalho de pesquisa para filmes de televisão, cinema e publicidade, com ênfase na prática do documentário e na pesquisa de personagens. O curso se debruçará sobre a prática do pesquisador, observando estratégias para a entrada no campo e a construção das relações no campo; as formas de abordagem e entrevistas; a compreensão da ideia de personagem dentre as pessoas comuns e a condução dessas pessoas até o set de filmagem. O curso tem abordagem teórico-prática, com leitura de textos, aulas expositivas, exibição de trechos de filmes (em geral documentários nos quais o professor trabalhou como pesquisador, assistente de direção e diretor) e exercícios práticos de campo realizados pelos participantes, que serão analisados no decorrer das aulas. O curso também aborda de forma breve a pesquisa documental de arquivos (imagem e som) para cinema e televisão.

Pesquisador em filmes dos diretores Eduardo Coutinho, Cristiana Grumbach, Consuelo Lins, Sandra Werneck e João Jardim, entre outros. Em televisão dirigiu as gravações da série Cultura Ponto a Ponto, na TV Brasil; coordenou a pesquisa do episódio brasileiro da série Adictos al Claxon, para o Conselho Nacional de Televisão do Chile; fez pesquisa para a série Caminhos da Educação, SESC TV e recentemente coordenou a pesquisa da série Refugiados, para o Canal Futura, entre outros trabalhos. É doutorando em Cinema e Educação pelo PPGE/UFRJ e Formado em Comunicação Social pela ECO/UFRJ.

Sobre a Escola Doc

A proposta da Escola Doc é propiciar reflexões sobre as diversas formas de se fazer documentários, a partir de diálogos entre profissionais e alunos, estudo de textos e filmes, realização de mostras e laboratórios de desenvolvimento de projetos. Aqui estudaremos as diversas variações do gênero ao longo de mais de 85 anos de história e as possibilidades narrativas que surgem com as novas tecnologias. Constituímo-nos também como um campo aberto para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de professores e para produção de filmes, que podem ser realizados durante os cursos e como produto do encontro de pessoas e suas afinidades.

Primeira escola de audiovisual do país dedicada especialmente ao estudo do gênero, a Escola Doc tem por intenção atuar como um vértice de convergência dos diversos modos de pensar e fazer documentários, em que aprender com a diferença é uma liberdade de espírito a ser cultivada como chance de desenvolvimento e fonte de criatividade. A Escola Doc está localizada na Ladeira da Glória, 26 – Glória – Rio de Janeiro/RJ.

Para mais informações e conhecer o programa completo do curso, acesse o site da Escola Doc.

 

Topo