Inscrições abertas para o FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema

A primeira edição do FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema está com inscrições abertas até o dia 04 de maio. Podem participar filmes de longa-metragem de ficção, documentário ou animação exclusivamente dirigidos por mulheres, que tenham sido concluídos nos últimos 18 meses, inéditos ou não. As inscrições são gratuitas.

Toda e qualquer diretora mulher de todos os lugares do Brasil pode participar atendendo a convocatória inscrevendo filmes para a mostra competitiva nacional. Serão selecionados seis títulos nacionais e seis internacionais pelo comitê de curadoria do Festival. Os resultados serão divulgados até o final de junho de 2018.

Alinhado com agendas públicas nacionais e internacionais de equidade de gênero no cinema, o Festival será realizado entre os dias 04 e 11 de julho de 2018 na cidade de São Paulo.

Sobre o FIM

O Festival Internacional de Mulheres no Cinema traz, em sua primeira edição, mostras competitivas nacional e internacional de longas-metragens exclusivamente dirigidos por mulheres, programas especiais e ações que miram o alcance da equidade de gênero no cinema brasileiro e mundial, valorizando a produção de obras dirigidas por mulheres, a pluralidade de olhares e o protagonismo feminino na tela e atrás das câmeras.

A sigla FIM não surge por acaso. O Festival quer o fim da sub-representatividade feminina no cinema, estimulando o começo de um novo ciclo com maior espaço para as mulheres de todas as etnias e de todas as regiões do Brasil e do mundo.

Os números de participação da mulher no audiovisual brasileiro impressionam. Entre os filmes nacionais lançados comercialmente nas salas de cinema do país nos últimos anos, menos de 20% foram dirigidos por mulheres. E mais, segundo recente levantamento de dados de gênero e raça publicado pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, nenhum filme brasileiro dentre os 142 títulos lançados comercialmente em 2016 foi dirigido por mulheres negras. Isso mesmo. Nenhum filme. Isso precisa mudar. Já.

FIM começa agora!

Para ler o regulamento e mais informações, acesse: http://www.fimcine.com.br

Topo