10 a 14 de maio
Cinemateca do MAM/RJ
Rio de Janeiro

A Semana ABC 2004 contou com uma série de seminários sobre técnicas cinematográficas, organizados pela associação, sob a coordenação dos fotógrafos Affonso Beato e Lauro Escorel. A proposta do evento era de aumentar o intercâmbio de informações técnicas entre os profissionais brasileiros e de outros pólos internacionais de produção.

Nesta edição foram abordados temas como cinematografia digital, novas emulsões, restauração de matrizes audiovisuais, som, direção de arte e produção de televisão, encerrando-se com uma visita programada ao Projac, quando houve palestras de técnicos da TV Globo. Dois convidados internacionais participam das palestras: Larry Hezzelwood, vice-presidente da Panavision, e o diretor de fotografia Allen Daviau (“E.T – O Extraterrestre”, “O Império do Sol”, “A Cor Púrpura”, “Fearless”, “Avalon” e “Bugsy”, entre outros).

Clique aqui para assistir às mesas da Semana ABC 2004.

Programação Semana ABC 2004

Dia 10 de maio
A Imagem Digital

10h
Mesa 01: O internegativo digital e a experiência brasileira – com Cesar Charlone, Lauro Escorel, Affonso Beato, Marcelo Siqueira, Edgar Moura, Cezar Moraes e Flavio Zangrandi;

14h30
Mesa 02: O digital na cinematografia – palestra com Larry Hezzelwood, da Panavision/Motion, e Allen Daviau, ASC, com projeção do seu mais recente trabalho “Van Helsing”;

18h
Coquetel de abertura da semana e da exposição de câmeras antigas e novos equipamentos Panavision/Motion.

Dia 11 de maio
A Imagem Foto-Química

10h
Mesa 03: Apresentação de novas emulsões Kodak Vision;

14h30
Mesa 04: Apresentação do sistema KLMS – Kodak Look Managment System.

Dia 12 de maio
Preservação e Restauração Cinematográfica

10h
Mesa 05: Principais desafios na restauração digital, as soluções e impedimentos técnicos. Geração de Matrizes. De volta ao filme. Preservação digital. Os limites da duplicação fotoquímica. A restauração de matrizes para a restauração digital. Método para a restauração de coleções através da duplicação fotoquímica;

14h30
Mesa 06: A ética da restauração: as decisões para uma restauração digital; o caso “Terra em Transe”, por Eduardo Escorel; o caso “Macunaíma”, por Affonso Beato.

14h30
Mesa 07: Novas técnicas de Iluminação para o Cinema e TV, com Peter Gasper.

Dia 13 de maio
A Direção de Arte

9h30 
Mesa 08: Encontro para normatização de procedimentos do som no audiovisual brasileiro.

10h
Mesa 09: Direção de arte, cenografia e figurino no cinema e na publicidade, com Vera Hamburger, Tulé Peake, Claudio Amaral Peixoro, Marjorie Gueller e Rita Murtinho;

14h30
Mesa 10: A linguagem visual, com Ismail Xavier, André Parente e Walter Carvalho;

16h
Mesa 11: Análise crítica pela ótica da direção de arte em “Acquaria”, “Amarelo Manga”, “Carandiru”, “Desmundo” e “Dois perdidos numa noite suja” (filmes indicados ao prêmio de melhor direção de arte), por João Luiz Vieira e Hernani Heffner, com mediação de Bia Salgado.

Dia 14 de maio
O Som, com colaboração da APSC

10h
Mesa 12: O master do som para cinema e para as novas Mídias: DVD, TV e TV Digital, com palestra de Carlos Klachquin, consultor da Dolby para América Latina;

14h
Mesa 13: A experiência de gravação em multipista no filme “Carandirú”;

16h
Mesa 14: Recomendações da comissão de normatização do uso do Time Code – divulgação e discussão.

A Produção de Televisão

9h30
Visita programada ao Projac com palestras de técnicos da TV Globo.

21h
Festa da premiação, com apresentação de Mariana Ximenes.

Topo