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08 a 10 de maio
Cinemateca Brasileira
São Paulo – SP

Correalização: Cinemateca Brasileira
Patrocínio: Sony e White Gorilla

Apoio: Apro, Arri, Base 1, Barcelona Filmes, Central de Locações, Cinecidade, Cinecolor, Electrica, Faap, Inspiratorium, JKL, Labocine Digital, Locall, O2 Pós e Panasonic

Promoção: Áudio, Música & Tecnologia, Revista Exibidor, Filme B, Luz & Cena, Panorama Audiovisual, Revista de Cinema e Telaviva.

Colaboração: Pullman

Durante a Semana, além das mesas de debates, tivemos um espaço de exposição de equipamentos e serviços, das 9h30 às 20h. Com a presença das seguintes empresas: Abele, Arri, Barcelona Filmes, Cinecidade Locações e Produções, Cinecolor Digital, Idrone TV, Inspiratorium, Locall, O2 Post, Panasonic, Sony e White Gorilla.
Confira a programação da Semana ABC 2013:

Mesa 01   
Cinema Digital – Desafios e Perspectivas:
Panorama do estágio atual do processo de digitalização do parque exibidor brasileiro.

Mediador: Lauro Escorel, ABC – diretor de fotografia
Palestrantes:
Carlos Klachquin, ABC – engenheiro de som
José Francisco Neto, ABC – engenheiro eletrônico e supervisor de pós-produção
José Luiz Sasso, ABC – técnico de mixagem
Luiz Gonzaga de Luca – vice-presidente da FENEEC – Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas
Manoel Rangel – diretor-presidente da ANCINE – Agência Nacional do Cinema

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Mesa 02
Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony: do HD ao 4k e Além.

Palestrantes:
Erick Soares – Sony Brasil
Affonso Beato – ASC, ABC – Produção em 4K com F65 – “O Tempo e o Vento”.
Vlade Lisboa – Assimilate Inc Latin America – Workflow de Pós Produção em 4K com F65 e F55
William Pacini – Brasil Rental Camera – Experiência com Filmagem em 4K (F55)

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Mesa 03
O Impacto do Crescimento da Produção de Séries de TV: os desafios estéticos, estratégicos e culturais.

Mediador: Marcelo Trotta, ABC – diretor de fotografia.
Participantes:
Andrea Barata Ribeiro – produtora da O2 Filmes
Armando Torres Junior – mixador
Claudio Torres – diretor
Elena Soarez – roteirista
Esther Hamburger – crítica de TV, professora da ECA-USP e diretora do CINUSP Paulo Emílio Claudio Torres – diretor
Fred Pinto – cenógrafo e diretor de arte
Mariana Koehler – diretora de conteúdo do canal GNT
Rodrigo Monte, ABC – diretor de fotografia da série “Sessão de Terapia”

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Mesa 04
Master Class – “A Arte do Foley” com Jana Vance

Jana Vance é artista de foley, trabalha no renomado estúdio Skywalker Sound, tendo em seu currículo filmes como “Valente”, “Os Vingadores”, “Carros”, “Avatar”, “Up – Altas Aventuras”, “Toy Story 3”, “Wall-E”, “Homem de Ferro”, “Ratatouille”, “Os Incríveis”, “O Resgate do Soldado Ryan” e “Star Wars” (episódios 1 , 2 e 3).

Assista a mesa na íntegra: Windows / Mac – iOS

Mesa 05
Novas Fontes Luminosas: LED e a Cinematografia digital. Padrões de verificação.

Apresentação sobre as fontes luminosas e sua interação com os sensores.
Os avanços na tecnologia de iluminação, estão tornando prática, a utilização de refletores de LED, na televisão e no cinema. A iluminação de LED possibilita a redução do consumo de energia e menor necessidade de refrigeração. Ela também permite ajustes na temperatura de cor sem a necessidade de utilizar gelatinas de correção. As emissões de luz do LED, porém, possuem acromaticidade fundamentalmente diversa da luz de tungstênio e de HMI que são as mais usadas atualmente . Esta palestra irá apresentar os fundamentos da feitura da luz branca com os LEDs, incluindo sistemas do tipo tricromático e de fósforo ativado. Você aprenderá a razão pela qual iluminações com a mesma medição de temperatura de cor podem parecer tão diferentes para o nosso olho, e ainda mais diferentes para uma câmera digital. Essa palestra também abordara a relação entre a iluminação tricromatica e sensores RGB. Além disso, serão abordados os novos padrões emergentes para medição da qualidade de iluminação dos LEDs que se tornarão regra em um futuro próximo.

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Mesa 06
Renovação da cinematografia na TV Brasileira.

Mediador: Guy Gonçalves, ABC – diretor de fotografia
Palestrantes:
José Maria Villamarim: diretor da TV Globo, codiretor da novela “Avenida Brasil” e da minissérie “O Canto da Sereia”, entre vários outros trabalhos
Walter Carvalho, ABC: diretor e diretor de fotografia da novela “Lado a lado” e da minisérie “O Canto da Sereia”
Participantes discutirão a renovação da linguagem na narrativa visual dentro da TV Brasileira.

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Mesa 07
Master class com o convidado Affonso Beato, ASC, ABC: Fundamentos de Estereografia – 3D

Palestra e discussão do texto: elementos fundamentais entre a nossa percepção estereoscópica, a captação e projeção estereográfica.

Sobre Affonso Beato

Ao longo de sua carreira como diretor de fotografia, Affonso Beato filmou mais de cinquenta longas, 300 comerciais e 20 documentários, cinco deles sob sua direção. Teve o privilégio de colaborar com diretores de renome internacional, como Stephen Frears – “A Rainha”; Pedro Almodóvar – “Tudo Sobre Minha Mãe” – “Carne Trêmula” – “A Flor do Meu Segredo”; Mike Newell – “O amor nos tempos do Cólera”; Walter Salles – “Dark Water” ; Jonathan Lynn – “Resistindo às Tentações”; Jim McBride – “Acerto de contas” – “A Fera do Rock”; Glauber Rocha – “Antonio das Mortes”.

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Mesa 8
Ensino de Cinema: integração entre ensino e mercado.

Mediador: Ninho Moraes – professor da Faculdade Cásper Líbero, cineasta e roteirista.
Participantes:
Daniela Pfeiffer – Coordenadora de Projetos na ABPITV e Idealizadora da Pós-Graduação em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac São Paulo
Denise Gomes – produtora da Bossa Nova Films
Luciana Rodrigues – representante da FAAP e FORCINE
Luis Antonio Silveira – conselheiro da ABPITV
Rubens Rewald – diretor, roteirista, professor da ECA-USP e Presidente da APACI.

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Mesa 9
Direção de Arte em Preto e Branco. Significados da representação em Preto e Branco
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Mediadora: Vera Hamburger, ABC – diretora de arte e Ana Mara Abreu – diretora de arte
Participantes:
Daniela Thomas – cenógrafa e diretora
Luciana Buarque – figurinista
Marcos Pedroso – cenógrafo e figurinista.

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Mesa 10
O Pensamento Sonoro no Cinema Brasileiro Contemporâneo

O que representa o som no cinema nacional hoje? O que contribuiu para a evolução do pensamento sonoro do cinema no Brasil: a melhoria do circuito exibidor, o desenvolvimento tecnológico na captação, edição e mixagem, as escolas de cinema?

Destaque no cenário cinematográfico atual, discutir o pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo é também uma contribuição para uma maior conscientização da importância deste elemento nos filmes.

Mediador: Bernardo Marquez – editor de som, pesquisador, professor e realizador do site www.artesaosdosom.org
Participantes
Carlos Alberto Mattos – crítico de cinema e editor da revista Filme Cultura “O Som Nosso de Cada Filme”
Kleber Mendonça Filho – diretor de “O Som ao Redor” (2012), roteirista e crítico de cinema
Ricardo Reis “Chuí” – editor e supervisor de som

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