Semana ABC e Prêmio ABC 2014

Semana2

Por Danielle de Noronha

A 14ª edição da Semana ABC aconteceu entre os dias 07 e 09 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento foi composto por diversas mesas redondas, onde foram debatidos diferentes temas atuais da cinematografia, e alcançou um público diário de cerca de 1200 pessoas.

Semana5
A Semana ABC 2014 contou com uma exposição de equipamentos e serviços (Foto: Ricardo Alcará)

A Semana ABC 2014 ainda contou com a divulgação dos livros Arte em cena – A direção de arte no cinema brasileiro, de Vera Hamburger, Cinema uma Arte Sonora, de Virginia Flores, Imagem Digital Aplicada, de João Victor Boechat e Introdução ao Desenho de Som – Uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a Cegueira”, de Débora Opolski, além de uma exposição de equipamentos e serviços, com a presença das empresas: Arri, Caraca Imagens Aéreas, Cinecidade, Cinecolor Digital, Cine Equipamentos, DiskFilms, Dot, Electrica, Fábrica Brasileira de Imagens, LiquidoPhoto, Lumatek, Locall, Mistika, Panasonic, Rio Internacional Camera, Sony e White Gorilla.

Em sua programação, a semana contou com duas mesas relacionadas ao som, a mesa que abriu o evento Método de trabalho do som direto – Os procedimentos de trabalho empregados no captação do som direto na era do digital multipista: tradição e ruptura e a mesa A sonoridade dos filmes brasileiros atuais, ambas mediadas pelo supervisor de som Luiz Adelmo Manzano. A primeira contou com a participação do técnico de som João Godoy, ABC, da editora de diálogos Débora Opolski e do montador Willem Dias. Já a segunda teve a presença da montadora e editora de som Virgínia Flores e dos editores de som Edu Santos Mendes e Fernando Henna.

Semana1
Mesa que abriu a Semana ABC 2014 (Foto: Ricardo Alcará)

Entre os destaques da edição deste ano, estão as apresentações das empresas Sony, Panasonic e White Gorilla. A apresentação da Sony, Os desafios da produção até o arquivo digital para conteúdos do HD ao 4K, contou com a mediação de Alexandre Giglio, marketing da Sony do Brasil, e com a participação dos engenheiros da empresa Erick Soares, Daniel McDonald e Ilson Brancaleoni, além de Victor Lemos e Ricardo Miranda, que trouxe a sua experiência na operação da câmera NEX-FS700.

Com mediação do engenheiro da Panasonic Brasil, Renato Goya, a mesa da Panasonic foi composta pelo especialista em tecnologia da empresa, Neil Ugo, pela gerente de marketing Chiaru Fuchida e por Sergio Constantino, que fizeram o lançamento da nova Varicam 35, equipada com sensor 35mm, 4K, 120 FPS e 14 stops de latitude. Já a apresentação da White Gorilla, mediada pelo técnico em finalização Paulo Barcellos, discutiu sobre a segunda fase do cinema digital e apresentou como escolher a ferramenta certa para o projeto e como integrar a produção e pós-produção por meio do uso de metadados.

Semana4
Mesa da Panasonic (Foto: Ricardo Alcará)

O cinema digital também esteve presente em outras mesas do evento. Mediada pelo diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC, a mesa O velho e o novo olhar… debateu sobre as relações e mudanças ocorridas após o fim do grão nas texturas e a nova vida em pixels e contou com a presença do diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC e do supervisor de finalização José Francisco Neto, ABC. Já a digitalização das salas de cinemas foi tema da mesa Exibição digital em salas comerciais: parâmetros, normas técnicas, implementação e fiscalização e o futuro da exibição: as salas, o doméstico e o portátil, mediada por José Francisco Neto e com a presença da diretora da Mostra Internacional de Cinema de SP, Renata de Almeida, do mixador e editor de som Kiko Ferraz e do diretor de fotografia Rodrigo Monte, ABC. O ensino foi tema da mesa A ABC e o ensino da cinematografia na era digital, que contou com a mediação do professor e diretor de fotografia André Moncaio e teve a participação do diretor de fotografia Lúcio Kodato, ABC e dos professores Joel La Laina (ECA), Nanci Barbosa (SENAC) e Rodolfo Ancona Lopes (FAAP).

Semana6
Mesa com Adrian Teijido, ABC, Carlos Ebert, ABC e José Francisco Neto, ABC (Foto: Ricardo Alcará)

As atuais mudanças do audiovisual foram debatidas mais especificamente nas mesas A cinematografia em tempos de realidade virtual: o diretor de fotografia e os efeitos, mediada pelo diretor de fotografia Rodrigo Tavares e com a participação de João Victor Boechat, supervisor de finalização e professor, e de Lula Carvalho, ABC, diretor de fotografia; e Transmídia: o audiovisual em transformação e convergência, que debateu os casos de produtos que utilizam diferentes formatos, meios e mensagens, como cinema, tv, internet, rádio e mídia impressa, e suas atuais relações. Essa mesa contou com a participação de Rodrigo Arnault, professor e fundador e curador do grupo “Era Transmídia”, Felipe Braga, diretor, roteirista e criador da série e filme Latitudes e Marcelo Siqueira, ABC, supervisor de finalização, que foi o responsável por mediar o debate.

A linguagem e a estética cinematográfica esteve presente na mesa Direção de arte e de fotografia nas séries para TV, que contou com a mediação do diretor de arte Marcos Carvalheiro, e com a presença do diretor de engenharia da Rede Globo, Raymundo Barros, do diretor de fotografia José Roberto Eliezer, ABC e dos diretores de arte Cassio Amarante, ABC e Fábio Goldfarb, e também na mesa que encerrou o evento Clóvis Bueno e a direção de arte no cinema brasileiro, mediada pela diretora de arte Vera Hamburger, ABC, e que contou com a participação de Clóvis Bueno, do diretor Hector Babenco, do diretor de fotografia Pedro Farkas, ABC, da figurinista Bia Salgado, da maquiadora Anna Van Steen e do produtor Caio Gullane.

Semana3
Mesa em homenagem ao diretor de arte Clóvis Bueno (Foto: Ricardo Alcará)

Prêmio ABC 2014

Cb 10 May 14 160
O diretor de fotografia e presidente da ABC, Walter Carvalho, na abertura da cerimônia (Foto: Camila Butcher)

O encerramento da Semana ABC aconteceu com a 15ª edição do Prêmio ABC, que premiou os trabalhos mais votados pelos sócios da associação em sete categorias: Melhor Direção de Fotografia – Longa-metragem, Melhor Direção de Arte – Longa-metragem, Melhor Montagem – Longa-metragem, Melhor Som – Longa-metragem, Melhor Direção de Fotografia – Curta-metragem, Melhor Direção de Fotografia – Programa de TV e Melhor Direção de Fotografia – Filme Estudantil.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 10, na Cinemateca Brasileira, e contou com a apresentação da atriz Sabrina Greve. Os prêmios foram entregues pelos atores Maeve Jinkings, Emilio de Mello, Clarissa Kiste e Julia Ianina, pelo professor Leandro Martins Borges (Senac), pela, diretora da Mostra Internacional de Cinema em SP, Renata de Almeida, pela diretora do festival Kinoforum, Zita Carvalhosa, pelo diretor de fotografia e presidente da ABC, Walter Carvalho, pelo diretor da Cinemateca Brasileira, Lisandro Nogueira, e pelos representantes de empresas parceiras: Ariadne Mazzetti (Mistika), Edimilson de Oliveira (DiskFilms), Erick Soares (Sony), Patricia Atina, (White Gorilla) e Sergio Constantino (Panasonic).

Cb 10 May 14 132
Cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2014 (Foto: Camila Butcher)

Nas categorias de longa-metragem, o filme Cores recebeu o prêmio de Melhor Direção de Fotografia, entregue a Alziro Barbosa, ABC. O Som ao Redor foi contemplado com dois prêmios: Melhor Som (Guma Farias, Nicolas Hallet, Simone Dourado, Carlos Montenegro, Gera Vieira, Ricardo Cutz, Catarina Apolônio, Kleber Mendonça Filho e Pablo Lama) e Melhor Montagem (Kleber Mendonça Filho e João Maria). O longa Serra Pelada levou o prêmio na categoria Melhor Direção de Arte (Tuké Peake, ABC).

Nas demais categorias de Melhor Direção de Fotografia foram contemplados o curta-metragem Através do Espelho (Guga Millet), o programa de TV O Canto da Sereia (Walter Carvalho, ABC) e o filme estudantil Corpo Vazio (Gustavo Moraes – FAAP).

Cb 10 May 14 217
O diretor de arte Clóvis Bueno é o homenageado do Prêmio ABC 2014 (Foto: Camila Butcher)

O evento contou também com uma homenagem ao diretor de arte Clóvis Bueno, que recebeu o prêmio especial, pelo conjunto de sua obra, entregue pelo cineasta Hector Babenco, e foram anunciados os sócios que receberam o direito de utilizar a sigla ABC: os diretores de fotografia Raul Pedreira, ABC e Lázaro Santana, ABC, o diretor de arte Tulé Peake, ABC e o técnico de som João Godoy, ABC.

Cb 10 May 14 274
Os diretores de arte Clóvis Bueno e Tulé Peake, ABC (Foto: Camila Butcher)

Assista à íntegra das mesas da Semana ABC 2014.

Saiba mais sobre a Semana ABC e Prêmio ABC

Total
0
Shares
Ante.
10 segundos
Próx.
Preservação e difusão: pela memória do cinema brasileiro
Limite Taciana Bordado Barco Olhando Para A Frente 1

Preservação e difusão: pela memória do cinema brasileiro

Recomendado