Sessão ABC com o filme “Joaquim”

Foto: José Roberto Eliezer, ABC

Por Ninho Moraes

A Sessão ABC com o filme “Joaquim”, que aconteceu no dia 05 de março de 2018, teve expressiva participação de público e um animado debate ao final. Foram 65 pessoas que acompanharam a trajetória do chamado Herói da Inconfidência, retratado em sua vida pessoal, seus sonhos e ambições.

O debate reuniu o diretor Marcelo Gomes com o diretor de fotografia Pierre de Kerchove, acompanhados pela colorista Luiza Cavanagh e o foquista Chile. A equipe explicou as opções éticas e estéticas para se fazer um retrato de época sem cair nos maneirismos e classicismos – tanto na fotografia como no som. Com câmera na mão (formato 2:39, com a Alexa XT. Pro Res 444 XQ, sensor 4:3 e 2.8K de definição com as lentes Kowa Anamorficas, 40, 50, 75 e 100mm) para dar a sensação de participação do público ‘dentro’ das cenas, fotógrafo e diretor explicaram o esforço de realizar o filme em apenas um mês. Foram 4 semanas exatas de filmagem no interior de Minas Gerais (perto de Diamantina), com muito esforço físico para chegar aos locais desejados.

Para mais detalhes sobre o filme, leia a entrevista de Pierre de Kerchove no site da ABC.

Foto: Ninho Moraes, ABC


Fotos: Ninho Moraes, ABC

Sobre a Sessão ABC

A Sessão ABC é um evento aberto ao público, que exibe produções brasileiras, seguido de debate com a presença de diretores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais técnicos envolvidos na realização. Acontece mensalmente em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. Clique aqui e conheça a agenda e o histórico da Sessão ABC.

Topo