SOCINE 2018 conta com seminário temático sobre direção de fotografia

Pela primeira vez, em 21 anos, o Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE contará com uma seminário temático sobre direção de fotografia.

O seminário “Teorias e análises da direção de fotografia”, coordenado pelos professores Marina Cavalcanti Tedesco, Rogério Luiz Silva de Oliveira e Bertrand de Souza Lira, busca reunir trabalhos que reflitam sobre a direção de fotografia na construção audiovisual e que façam esforço no sentido de identificar uma teoria que emana das obras e práticas da cinematografia. Propõe o agrupamento de investigações sobre diferentes variantes da expressão de fotógrafos e fotógrafas: 1) pelo caminho dos saberes e fazeres – a partir das técnicas e ferramentas utilizadas; 2) o evidenciamento de elementos plásticos e estéticos, por meio da análise fílmica; e 3) pesquisas dedicadas à trajetória de profissionais da cinematografia. Dotada de recursos como a câmera e a luz, tal departamento se consolida tanto como um espaço profícuo de criatividade e expressão quanto de geração de investimentos teórico-metodológicos que permitem reflexão. A ideia, portanto, é promover um lugar de encontros e diálogos que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas analíticas apropriadas ao estudo da direção de fotografia.

Alicerçado nesses três eixos, o Seminário Temático objetiva atrair investidas científicas dedicadas tanto à ficção quanto ao documentário, em seus diferentes suportes e formas de exibição. A pretensão é agrupar pesquisas, visando no futuro a constituição de redes de pesquisadores, que cooperem com o desenvolvimento de um arcabouço teórico e metodológico adequado à análise da direção de fotografia na contemporaneidade.

A 22ª edição do evento será realizada em Goiânia/GO, entre os dias 23 e 26 de outubro. O tema do encontro será 50 anos do Maio de 68. Tomando como ponto de partida o 50º aniversário dos acontecimentos políticos, sociais, culturais e artísticos de 1968, a SOCINE propõe repensar o legado cinematográfico e audiovisual de 1968 a partir do presente.

O período para inscrição de resumos para os seminários temáticos está aberto até o dia 6 de maio.

O SOCINE 2018 ainda contará com seminários temáticos sobre montagem, estilo e som no audiovisual, mulheres no cinema e no audiovisual, entre outros.

Para mais informações, conhecer a programação e inscrições, acesse: http://www.socine.org

Topo