SP e RJ recebem retrospectiva do cinema de Helena Solberg

Em comemoração ao Dia da Mulher, entre os dias 7 e 19 de março, os CCBB Rio de Janeiro e São Paulo recebem a Retrospectiva Helena Solberg, cineasta e documentarista carioca, cuja carreira se inicia na década de 1960 (foi a única mulher a participar do Cinema Novo) e se desenvolve durante três décadas nos EUA. Embora ainda pouco divulgado no Brasil, seu trabalho é reconhecido no exterior, tendo-lhe rendido premiações internacionais. A curadoria é de Carla Italiano e Leonardo Amaral.

A mostra apresentará uma retrospectiva integral de sua obra, com 17 filmes (entre documentários e ficções em formatos e durações diversas), e procura fazer jus à importância histórica desta cineasta brasileira de impressionante consistência temática, notório engajamento político e aguçado sentido de experimentação formal. Feminismo, exílio, ditadura, trabalho e engajamentos políticos são temas recorrentes em sua obra.

O evento conta com a presença de Helena Solberg em uma Aula Magna, além de vários debates que procuram esmiuçar questões estéticas e políticas de sua produção. Entrada gratuita mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início de cada sessão.

Para conhecer a programação completa, acesse o site do CCBB São Paulo e CCBB Rio de Janeiro.

Topo