Wes Anderson recebe retrospectiva no Rio de Janeiro

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe entre os dias 6 e 18 de janeiro, a mostra de cinema Muito Além dos Tenenbaums, a primeira retrospectiva inteiramente dedicada ao premiado cineasta Wes Anderson. Durante a temporada, o público poderá conferir oito longas-metragens e um curta do cultuado diretor americano, além de participar de três debates que esmiuçarão sua trajetória.

A mostra é uma oportunidade única de analisar o amadurecimento e a trajetória do diretor. Como sugere o nome, além de Os Excêntricos Tenenbaums (2001), longa que apresentou Anderson ao grande público, também farão parte da mostra o raro curta Hotel Chevalier (2007) e dois filmes nunca exibidos no Rio de Janeiro: Três é Demais (1998) Pura Adrenalina (1996). Todos serão apresentados em formato digital de alta qualidade.

Os curadores e produtores do evento Aline Fonte e Rodrigo Fomel buscam preencher uma lacuna existente no Estado e no país com a mostra e a publicação de um catálogo inédito. Com a exibição conjunta de todos os seus longas, será mais fácil identificar os elementos que marcaram seu estilo: precisão técnica, simetria, uso de surpreendentes paletas de cores, repetição de formas e modelos, recorrente abordagem de assuntos familiares, nostalgia e humor muito peculiar, trilhas sonoras marcantes e referências ao teatro e aos mestres do cinema.

Na abertura do evento, no sábado (06/01) e no encerramento (dia 18, quinta-feira), sempre às 19h30, o público será convidado a um bate-papo com a curadoria, para discutir o processo de produção e a proposta da mostra com algumas rodadas de perguntas e respostas.

Além disso, três palestras serão ministradas ao longo da programação. Dentre os temas discutidos, estão a direção de arte na filmografia de Anderson, a psicanálise em sua obra e a importância da música e da trilha sonora em seus filmes. As palestras têm entradas gratuitas, com senhas distribuídas no mesmo dia em que serão realizadas.

Um catálogo com textos inéditos em português e produzidos especialmente para o evento será distribuído gratuitamente ao público. O documento também estará disponível em versão digital nos sites da mostra (www.mostramuitoalem.com.br) e da Caixa Cultural Rio de Janeiro (www.caixacultural.gov.br).

O cineasta Wesley “Wes” Wales Anderson nasceu em 1º de maio de 1969, em Houston, Texas, e é formado em Filosofia. Durante o curso, conheceu o ator, produtor e roteirista Owen Wilson, com quem firmou uma parceria longa e premiada. Em 1994, os dois produziram um curta-metragem de 13 minutos, chamado Bottle Rocket. O curta foi apresentado no Sundance Film Festival e, diante do sucesso, Anderson e Wilson conseguiram recursos para a versão estendida do curta, também batizado de Bottle Rocket (no Brasil, chama-se Pura Adrenalina).

Em 2001, dirigiu Os Excêntricos Tenenbaums, que o tornou bastante conhecido, sobretudo entre os seguidores do cinema independente. Já em 2014, o diretor atingiria o grande público por meio do filme O Grande Hotel Budapeste. Em 2018, Anderson lançará a animação Isle of Dogs (ainda sem título em português), no Festival de Berlim.

A programação completa da mostra está disponível no site www.mostramuitoalem.com.br.

Mostra Muito Além dos Tenenbaums
Data: 
6 a 18 de janeiro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria:  terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Fonte: Revista de Cinema

Topo