“Territórios da Latinidade” é a temática central da 17a edição da CineBH

53157555454 8Bfa07F3Bc C

Chegando na 17a edição, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece entre os dias 26 de setembro e 1o de outubro na capital mineira. Desde 2022, o evento adotou um recorte curatorial predominantemente voltado à produção autoral latino-americana e mantém esse encaminhamento agora. A temática da edição em 2023 inclusive é “Territórios da(s) Latinidade(s)”. Desde o título, carrega-se a compreensão de que a América Latina não se resume simplesmente a um único conjunto de países, e sim à singularidade de cada um dos  20 países e dos mais de 660 milhões de habitantes a compor esse conjunto.

A coordenação curatorial da CineBH é do crítico Cléber Eduardo, que, junto aos demais curadores Ester Fér e Leonardo Amaral, desenvolveu as ideias a serem trabalhadas pelos filmes, debates e discussões da mostra. “Latinidade é diversidade com pontos em comum, mesmo dominadores, aos quais cada povo reage com suas estratégias e afirmações”, define Cléber Eduardo. “A América Latina, antes de ser uma extensão espacial, com suas paisagens diversas, é um território de latinidades, composto de territórios vários e fronteiras muitas vezes invisíveis, cada qual com suas dinâmicas próprias, com seus próprios elementos, símbolos e materialidades dos quais são constituídos”. 

Cléber expande a noção de latinidades para o cenário audiovisual da região, igualmente diverso nas variadas possibilidades territoriais, estéticas, narrativas e temáticas. E levanta os questionamentos, que estarão em pauta no evento: “Arte das simbolizações, mas sobretudo das evidências, o cinema nos interroga: de que lugares, modos de apropriação e de expropriação são compostos os territórios da latinidade? Quais latinidades? O que as constitui, onde as localizamos nos filmes? Ou, de modo amplo, a latinidade está em qualquer imagem de filme da América Latina?”. 

Nesta segunda edição com foco na América Latina e no primeiro ano de realização de uma mostra competitiva, intitulada justamente Mostra Território, a 17ª CineBH enfatiza a geografia, a política, a história, a cultura e o cinema do continente. A ideia de “Territórios da(s) Latinidade(s)” não diz respeito somente aos filmes da mostra, mas principalmente às estratégias de disputas por posse de terra e construção de territórios simbólicos e identitários no percurso histórico do cinema latino-americano e do próprio continente, com as violências, perseguições e opressões perpetradas e sofridas pelos cidadãos, acossados por poderes financeiros e governos muitas vezes como algozes sociais.

Nos 24 filmes programados nas seções latino-americanas da 17ª CineBH, estão representantes de Brasil (7 longas), Argentina (4), Chile (4), Colômbia (3), México (2), Peru (1), Paraguai (1) e Cuba (1). Quase todos são inéditos no Brasil e, apesar de muitos terem alguma circulação por festivais internacionais, estão predominantemente fora do radar de eventos europeus que tendem a customizar um certo tipo de cinema latino padrão. No caso do recorte da CineBH, segundo a curadoria, os filmes carregam uma relação direta entre os territórios da encenação e os personagens mostrados. “Com recorte histórico ou abordagem mítica, expondo a condição de uma única pessoa ou de um grupo, essa relação é constante. Não se trata de um cinema que está vinculado somente à terra ou às paisagens, mas também de um cinema vinculado ao modo de habitação e de apropriação desta terra”, destaca Cléber.

SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 16ª edição entre os dias 20 e 25 de setembro de 2022. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.

***

A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

Total
0
Shares
Prev
Expocine 2023 levanta pautas para o futuro do audiovisual em sua 10ª edição
Expocine Logo 1

Expocine 2023 levanta pautas para o futuro do audiovisual em sua 10ª edição

Next
Mostra competitiva do 12º Festival Cine Favela: votação popular vai até 15/09
Anyconv Com Mostracompetitivacinefavela1

Mostra competitiva do 12º Festival Cine Favela: votação popular vai até 15/09

You May Also Like