26ª edição do FAM começa hoje em Florianópolis

Depois de dois anos realizando o evento de forma on-line, a Associação Cultural Panvision volta com uma edição totalmente presencial do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022, que desde 1997 traz à capital catarinense o cinema de toda a América Latina. Com sessões de filmes, mostras competitivas, palestras, oficinas, evento de mercado, maratona cinematográfica e debates com profissionais do setor, o FAM chega a sua 26ª edição sendo um dos eventos do audiovisual mais importantes do Sul do Brasil. A Cerimônia de Abertura será realizada nesta quinta, às 18h, no CineShow Beiramar Shopping, no Centro de Florianópolis (SC).

A primeira sessão do FAM 2022 tem como tema “Permanecer no tempo-espaço” e traz os filmes das Mostras Competitivas Lei Aldir Blanc, Curtas Catarinense e Curtas Mercosul. A partir das 19h serão exibidos em ordem: Poeira, filme cearense de Alisson Severino; Entre a Diáspora e a Pólvora, de Teno Broll (SC); o documentário colombiano Llaga Iracunda, de Juma; Futuros Amantes, de Jessika Goulart (RJ); e Las Piedras de Otto, do diretor Juan Bobbio (Argentina).

Em seguida, às 20h30, inicia a sessão com as produções da Mostra Videoclipe e Longa Ficção, que exibe A Nova Fome: Álbum-Visual – Seu Barbosa e Libre, longa-metragem da diretora argentina Natural Arpajou.

Também nesta quinta-feira (22) no hall do CineShow, a partir das 18h, ocorre a abertura da exposição Floripa Stop Motion, evento parceiro do FAM 2022, e a Sessão de Autógrafos do livro Direção, Atuação e Preparação de Elenco, de Virgínia Jorge.

Já na sexta-feira (23), a programação do Festival inicia logo de manhã, às 10h, no Majestic Palace Hotel, com a apresentação das equipes do Rally Universitário Floripa. Às 12h acontece a Revelação do Tema do Rally 2022, nomeado Hora Zero. E à tarde, às 14h e 17h, são realizadas respectivamente as palestras de Direção e Roteiro, com o diretor e roteirista paraguaio Federico Adorno, e de Atuação, com o professor e ator Mário Toñanez.

Outro evento parceiro do FAM 2022 inicia suas atividades no segundo dia de Festival. Às 15h, na Sala VIP do CineShow Beiramar Shopping, a palestra do BrLab Santa Catarina, Desenho de Audiências, será realizada pela consultora de distribuição Marina Tarabay e o diretor do BrLab, Rafael Sampaio.

Na sexta-feira, as sessões de cinema começam às 16h, com o primeiro Conversas FAM de Cinema, que traz a temática “O Lúdico e a Luta Indígena”. Serão exibidos os filmes catarinenses Wuitina Numiá (Meninas Coragem), dirigido por Kurt Shaw e Rita de Cácia Oenning da Silva, e Vãnh gõ tõ Laklãnõ, de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá.

Logo mais, às 19h, a Sessão Curtas “Viver em Sociedade” exibe os filmes catarinenses Até Onde A Vista Alcança, de Ricardo Weschenfelder, e Dois Um, de Pedro Karam; Dois Riachões: Cacau e Liberdade, de Fellipe Abreu e Patrícia Moll (SP); e o colombiano Keradó, de Andrés Castillo e Diego Castillo.

Fechando a noite, a Mostra Videoclipe e Longas abre com o clipe de São Francisco do Sul, Planeta Lixo – Drassa, de Tiago Tavares Constante; e encerra com o longa-metragem do diretor paraguaio Federico Adorno, Boreal, uma coprodução do México com o Paraguai.

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.

E acompanhe todas as atualizações do Festival nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube: @famdetodos).

Topo