28º Festival de Cinema de Vitória divulga a programação

Cinéfilos de todo Brasil: o 28º Festival de Cinema de Vitória está chegando! Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival acontece entre os dias 23 e 28 de novembro de 2021, sempre às 19 horas, em formato on-line e gratuito. E na segunda fase, em 2022, o 28º FCV dá continuidade a sua programação, desta vez em formato presencial no Centro Histórico de Vitória. Neste segundo momento, acontecerão as atividades de formação com oficinas e workshops; lançamento de livros, e muito mais. Anote na agenda: vai acontecer entre os dias 21 e 25 de junho de 2022.

A programação do 28º Festival de Cinema de Vitória irá exibir 95 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em 12 mostras e sessões especiais. Os filmes estarão disponíveis por 24 horas, a partir da estreia, na plataforma InnSaei.TV

As produções escolhidas pela Comissão de Seleção, e que compõem as Mostras Competitivas, concorrem ao Troféu Vitória em 32 categorias. A escolha dos vencedores é feita pelas comissões de Júri do Festival, compostas por especialistas e profissionais do cinema.

Além disso, o público também pode escolher seu filme preferido: basta esperar subir os créditos, no final da exibição, e avaliar o filme.  O curta ou longa-metragem com o maior número de votos de cada mostra ganha o prêmio do Júri Popular. O resultado será anunciado na Cerimônia de Encerramento do evento.

Este ano o festival homenageia duas mulheres: Marcélia Cartaxo e Margarete Taqueti, profissionais fundamentais para a produção audiovisual brasileira. A atriz e diretora Marcélia Cartaxo é a Homenageada Nacional do 28º FCV. Com participações no teatro e na televisão, foi no cinema que ela construiu uma carreira sólida e com personagens que entraram para a história do audiovisual brasileiro como a Macabéa, protagonista do longa-metragem A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Diretora, roteirista, pesquisadora, produtora, continuísta, atriz, dramaturga, cineclubista, gestora pública de cultural, múltipla Margarete Taqueti é a Homenageada Capixaba do 28º FCV. Ela construiu uma trajetória diversa e sempre engajada na luta pela preservação e pela difusão da memória artístico-cultural do Espírito Santo. Dedicou-se a filmes de vários realizadores assumindo diferentes funções até sua estreia como diretora em A Lira Mateense (1992). Também deixou sua marca como cineclubista e gestora pública, além de ter feito parte da primeira diretoria da ABD Capixaba, fundada nos anos 2000. (Foto: Vitor Nogueira/ Acervo IBCA)

Os tradicionais debates entre os realizadores acontecem no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória. Os bate-papos serão conduzidos pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache. O debate da 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico será conduzido pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Topo