Realidade virtual e novas mídias são temas de mesa da Semana ABC 2019

A segunda mesa da Semana ABC 2019, “Realidade Virtual e Novas Mídias”, contou com mediação do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC e participação de Andrei Speridião, diretor de P&D da Árvore Experiências Imersivas, Luiz Velho, PHD e diretor do laboratório VISGRAF do IMPA, e Sandro Di Segni, supervisor de Efeitos O2 Pós.

Luiz Velho, pesquisador responsável pelo VISGRAF, Laboratório de Computação Gráfica do IMPA (Instituto de Nacional Matemática Pura e Aplicada), falou sobre os experimentos que visam combinar as formas tradicionais de entretenimento, como cinema e teatro, com as novas mídias. Velho usou como exemplo o projeto “The Tempest”, baseado na obra homônima de William Shakespeare, que integra teatro e cinema com realidade virtual e tecnologia de jogos.

Nesta linha, Sandro, que possui mais de 20 anos de experiência na indústria de Cinema, Animação e VFX e já trabalhou em filmes como Alladin (2019) e Jurassic World Fallen Kingdom (2019), compartilhou exemplos do seu trabalho e falou sobre a “gamificação” do cinema, que envolve desde a pré até a forma como se consome os produtos do audiovisual.

Por último, Andrei, que há 12 anos desenvolve projetos que nascem da intersecção entre tecnologia e design, falou sobre o momento atual da realidade virtual e as perspectivas para o futuro, como por exemplo as mídias interativas em tempo real. Como diretor de pesquisa e desenvolvimento na Árvore Experiências Imersivas, investiga e desenvolve novas interfaces, mecânicas, linguagens e produtos orientados à realidade virtual.

Sobre este tema, a Semana ABC conta ainda com duas instalações de realidade virtual. No dia 15 de maio acontece a Instalação The Tempest, realizada por Luiz Velho, diretor do IMPA, e nos dias 16 e 17 a Instalação BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas.

Durante a Semana, há um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 9h às 19h30, com a presença das empresas e instituições: Arri, Barros Seguros, Canon, Cinecidade, Electrica, DCine, Disk Films, EliteCam, Fujifilm, I9tv, Locadora de Equipamentos, Locall, Lumatek, MonsterCam, Panasonic, Quanta Post, Sindcine, Sony e Zeiss.

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento que poderá ser feito através do link http://www.workneteventos.com.br/projetos/semana_abc/ ou presencialmente nos dias do evento. As mesas serão transmitidas para a área externa.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira.
Mantenedora: Spcine e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Patrocínio: Arri, Canon, Sony e Zeiss.
Apoio: Cinecidade, Disk Films, Electrica, EliteCam, Fujifilm, I9TV, Locall, Lumatek, Módulos, MonsterCam, Quanta Post, Panasonic Business, Senac, Sindcine, White Gorila e Zumbi Post.
Promoção: FilmeB, Guia Boca a Boca, Prodview, Revista de Cinema, Revista Exibidor, Revista Panorama Audiovisual e VidVox.
Colaboração: Cachaça Serra das Almas, Canal Brasil e Locadora Triângulo.

Clique aqui para assistir ao vídeo da mesa.

Topo