O último dia da Semana ABC 2019 começa com mesa sobre educação

O último dia da Semana ABC iniciou com a mesa “A Falta de Educação Audiovisual: Como Melhorar o Ensino Através do Som-imagem” que contou com mediação do cineasta, jornalista e professor Ninho Moraes, ABC e teve a presença do professor e Conservador-chefe da Cinemateca do MAM Rio, Hernani Heffner, ABC, da professora Priscyla Bettin, do diretor da Equipe Cine Mauri Palos e da produtora e diretora do Festival de Curtas SP Zita Carvalhosa.

Como explicou Ninho, o título do painel foi escolhido para ser provocativo. Com o objetivo de provocar reflexão, a mesa discutiu a relação entre cinema e educação desde diferentes perspectivas e a partir das experiências dos debatedores em projetos que fomentam o audiovisual como ferramenta de formação.

Entre os temas debatidos, os participantes falaram sobre a importância da ‘alfabetização’ audiovisual, que inclui a leitura crítica de imagens, a aproximação do público com a produção nacional, além da importância da formação de técnicos para o audiovisual em regiões e grupos que normalmente não fazem parte do mercado. Outra questão também tratada pela mesa é a necessidade da preservação dos conteúdos audiovisuais.

Além das mesas de debates, há um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 9h às 19h30, com a presença das empresas e instituições: Arri, Barros Seguros, Canon, Cinecidade, Electrica, DCine, Disk Films, EliteCam, Fujifilm, I9tv, Locadora de Equipamentos, Locall, Lumatek, MonsterCam, Panasonic, Quanta Post, Sindcine, Sony e Zeiss.

Hoje também é possível conferir a instalação de realidade virtual BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas. Além disso, está disponível para venda o livro Da Cor, do diretor de fotografia Edgar Moura.

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento que poderá ser feito através do link http://www.workneteventos.com.br/projetos/semana_abc/ ou presencialmente nos dias do evento.

A senha para a primeira mesa do dia será distribuída uma hora antes do início. Para as mesas da tarde, as senhas serão distribuídas uma hora antes e será possível retirar também a senha para a mesa seguinte. As mesas serão transmitidas para a área externa.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira.
Mantenedora: Spcine e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Patrocínio: Arri, Canon, Sony e Zeiss.
Apoio: Cinecidade, Disk Films, Electrica, EliteCam, Fujifilm, I9TV, Locall, Lumatek, Módulos, MonsterCam, Quanta Post, Panasonic Business, Senac, Sindcine, White Gorila e Zumbi Post.
Promoção: FilmeB, Guia Boca a Boca, Prodview, Revista de Cinema, Revista Exibidor, Revista Panorama Audiovisual e VidVox.
Colaboração: Cachaça Serra das Almas, Canal Brasil e Locadora Triângulo.

Em breve divulgaremos o vídeo da mesa.

Topo