ABC e Spcine realizam Sessão ABC online com o filme À Luz Delas

A Spcine Play e a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) apresentam a Sessão ABC, com o documentário “À Luz Delas” (2019), de Luana Farias e Nina Tedesco, DAFB, no dia 5 de agosto. O filme fica disponível na plataforma de streaming da Spcine apenas no dia da sessão, que será seguida por debate, das 19h30 às 21h, com as diretoras do filme e outras convidadas.

A conversa conta com as participações da produtora, diretora e diretora de fotografia premiada Heloísa Passos, ABC, DAFB; da especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC Joyce Prado, APAN , DAFB; e da primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil Katia Coelho, ABC, DAFB, que recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A mediação do encontro é do articulador cineclubista Rosa Caldeira. As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/sessaoabc_aluzdelas

O debate será retransmitido na página do Facebook da Spcine. A direção de fotografia é uma das funções do processo de realização audiovisual que registram menor atuação de mulheres. O filme “À Luz Delas” entrevista fotógrafas e ex-fotógrafas brasileiras de diferentes gerações e regiões e aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para ingressarem e se manterem na profissão. A obra mostra ainda estratégias de luta contemporâneas por um audiovisual mais democrático e plural.

Evento mensal organizado pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) desde 2002, a Sessão ABC exibe sempre um filme brasileiro e promove debate com profissionais da equipe. As sessões acontecem na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e também exibem um curta-metragem de abertura fotografado por um(a) sócio(a) da ABC. Durante a pandemia, em parceria com a Cinemateca, foi realizada a primeira Sessão ABC online, que exibiu o filme “Fotografação”, de Lauro Escorel.

Topo