ABC realiza live sobre steadicam com Aline Ballestero e Maoma Faria

Na quarta, dia 1 de julho, às 17h (UTC -03 / Brasil), a ABC realizará no seu canal do Instagram (@abcine) uma live sobre steadicam com Aline Ballestero e Maoma Faria.

Aline Ballestero é operadora de câmera, Steadicam e yogini, formada pela Unesp (Bauru) e USC (Los Angeles), integra equipes de câmera há 20 anos. E em metade desse tempo vem ampliando seu expertise em consciência corporal na operação de câmera entre televisão, documentários, música e dramaturgia. Também faz parte do time de instrutores dos workshops Tiffen/Steadicam.

Maoma Faria é diretor de fotografia e operador de steadicam. O trabalho profissional teve início como assistente de câmera e pouco tempo depois iniciou como diretor de fotografia, em que atuou com filmes publicitários, curtas e longas-metragens. Em 2004, foi convidado para trabalhar em Angola e ficou por lá pelo menos seis anos. Após a experiência em Angola, decidiu dedicar um ano inteiro aos estudos e foi morar nos Estados Unidos, onde estudou inglês e realizou um curso de fotografia digital em Nova Iorque, na NY Film School. Nos EUA, também fez um curso de documentário e aproveitou para comprar equipamentos de filmagem, entre eles, um Steadicam profissional. Com o equipamento em mãos, ingressou no curso oficial Steadicam Gold, um dos melhores do mundo, que conta com a participação do inventor do Steadicam, o cinegrafista americano Garret Brown. De volta ao Brasil, o mercado audiovisual estava bem diferente de quando Maoma partiu para Angola anos antes. Encontrando dificuldades para conseguir se afirmar no mercado de Salvador, decidiu atuar no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, onde passou a trabalhar para grandes filmes publicitários, séries de ficção e produções de grande relevo no cenário nacional.

Topo