Associação Brasileira de Cinematografia – ABC divulga programação da Semana ABC Virtual 2020

As principais novidades do setor audiovisual no Brasil e no mundo poderão ser conhecidas durante a Semana ABC 2020, que acontecerá de forma virtual entre os dias 17 e 22 de outubro.

A Semana ABC deste ano será especial em comemoração aos 20 anos da ABC. A programação contará com 21 mesas sobre diversos temas, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, e pode ser consultada no site da ABC: https://bit.ly/semanaabc-2020

Segundo Tide Borges, presidenta da ABC, a associação estava se preparando para uma Semana ABC presencial com muitas comemorações: “como todas e todos, fomos surpreendidos pela pandemia. Diante deste quadro, consideramos a melhor forma de comemorar os 20 anos da ABC e nos mantermos seguros, unidos e nos preparar para o futuro, cumprindo o que nossa associação tem por objetivo: compartilhar experiências e conhecimento com a nossa comunidade. Por isso a Semana ABC 2020 agora vai ser virtual. Vamos tirar vantagem deste formato e aproximar as pessoas e conhecimentos através da internet”.

Entre os destaques desta edição estão a mesa de abertura do evento, que tratará sobre a repercussão da Covid-19 na produção audiovisual e contará com mediação da diretora de fotografia Fernanda Tanaka e com a presença do diretor de fotografia Enio Berwanger, do roteirista José Roberto Torero, do diretor Marcos Jorge, da diretora de arte Marghe Penacchi e do técnico de som direto Pedro Sá Earp, e a mesa sobre a relação entre roteiro e som, que será mediada pelo professor e técnico de som direto João Godoy, ABC, e terá a participação da técnica de som Evelyn Santos, da roteirista Iana Cossoy, do diretor Kleber Mendonça Filho e do editor e mixador Pedro Lima.

Outros destaques são a mesa que reunirá os presidentes e as presidentas das associações latino-americanas que integram a Felafc (Federação Latino-Americana de Autores(as) de Fotografia Cinematográfica), que além do Brasil inclui os países Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela, e a mesa que contará com a presença de representantes de diferentes associações de cinema do Brasil (APAN, DAFB, FILMARIO, SINDCINE, STIC e UDF-SP), além das apresentações das empresas apoiadoras.

Entre os(as) participantes, o evento ainda terá a presença de profissionais como os(as) diretores de fotografia Adriano Goldman, ASC, BSC, ABC; Affonso Beato, ASC, ABC; Boyd Hobbs; Dariela Ludlow, AMC; e Lilis Soares, o colorista Walter Volpato, as diretoras de arte Renata Pinheiro e Vera Hamburger, a atriz e diretora Bárbara Paz e os(as) editores(as) Eduardo Serrano e Jordana Berg, entre outros(as).

Evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades, como a exposição de equipamentos.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira e conta com apoio das empresas e instituições Arri, Bucareste Ateliê de Cinema, Canon, Electrica, Leitz, Locall, Nodo Film Systems, Sindcine, Sony e Zeiss.

Em breve será divulgado o link para inscrição no evento. As mesas serão transmitidas para o Facebook e YouTube da ABC.

Prêmio ABC 2020

Os vencedores do Prêmio ABC 2020 foram anunciados em 16 de maio em vídeo divulgado no YouTube. A festa de premiação acontecerá no dia 22 de outubro também virtualmente, quando será exibido um vídeo com o discurso de todas(os) as(os) ganhadores e homenageadas(os) na edição deste ano.

Semana ABC no YouTube

Enquanto aguardamos o evento, no canal da ABC no YouTube é possível encontrar diversas playlists com as mesas e master classes que ocorreram na Semana ABC desde 2004. Estão disponíveis vários conteúdos sobre direção de fotografia, direção de arte, pós-produção, som, ensino do audiovisual, entre outros temas, além de entrevistas com profissionais da nossa cinematografia: https://bit.ly/playlist_abc

Sobre a ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro, como diretores(as) de fotografia, arte, som, montagem, estudantes e professores(as). Hoje são mais de 300 associados(as) e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Topo