
Este ano, a terceira edição da Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano acontece no Brasil e é organizada pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC. O evento será realizado online de forma gratuita na plataforma Spcine Play (https://www.spcineplay.com.br), entre os dias 20 e 26 de novembro, para todo território nacional.
A mostra é uma das atividades da FELAFC – Federação Latino-americana de Autores de Fotografia Cinematográfica, que reúne nove associações de cinematografia de países da América Latina: Argentina (ADF), Brasil (ABC), Chile (ACC), Colômbia (ADFC), Costa Rica (CCR), México (AMC), Peru (DFP), Uruguai (SCU) e Venezuela (SVC) e tem o objetivo de aproximar a produção de cinema e audiovisual da região, promovendo o intercambio entre nossas cinematografia e realizadores(as). Mais informações podem ser encontradas no site: https://www.felafc.org
A Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano conta com a exibição de seis filmes que foram selecionados para representar algumas das associações que compõem a federação. A cada dia, às 19h, será disponibilizado um filme e às 19h do dia seguinte haverá uma conversa, que será transmitida no canal de YouTube da ABC, entre o diretor de fotografia da obra exibida e um(a) diretor(a) de fotografia da ABC. O evento é uma oportunidade de conhecer filmes premiados e diretores de fotografia que integram as associações latinas.
PROGRAMAÇÃO:
20 de novembro
CANCIÓN SIN NOMBRE (Dir.: Melina León, 2019)
Apresentação Abertura da III Mostra FELFAC de Cinema Latino-americano pela técnica de som Tide Borges, presidenta da ABC
Conversa entre o diretor de fotografia do filme Inti Briones, DFP, ACC e o diretor de fotografia Llano
21 de novembro
A ESTRADA 47 (Dir.: Vicente Ferraz, 2013)
Conversa entre entre o diretor de fotografia do filme Carlos Arango, ADFC e o diretor de fotografia Mustapha Barat, ABC
22 de novembro
EL CUENTO DE LAS COMADREJAS (Dir.: Juan José Campanella, 2019)
Conversa entre o diretor de fotografia do filme Felix Monti, ADF e o diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC
23 de novembro
EL DESPERTAR DE LAS HORMIGAS (Dir.: Antonella Sudassi, 2019)
Conversa entre o diretor de fotografia do filme Andrés Campos, CCR e a diretora de fotografia Luisa Dalé, DAFB
25 de novembro
EL PRINCIPE (Dir.: Sebastián Muñoz, 2019)
Conversa entre o diretor de fotografia do filme Enrique Stindt, ACC e a colorista Luisa Cavanagh
26 de Novembro
AMAZÔNIA GROOVE (Dir.: Bruno Murtinho, 2018)
Conversa entre o diretor de fotografia do filme Jacques Cheuiche, ABC e a diretora de fotografia Micaela Cajahuaringa, DFP
Encerramento da III Mostra FELFAC com o diretor de fotografia Guillermo Granillo, AMC, secretário da FELAFC.
SINOPSES:
CANCIÓN SIN NOMBRE [DFP]: Peru, no auge da crise política dos anos 1980. Georgina é uma jovem mulher da região dos Andes que tem a filha recém-nascida roubada em uma falsa clínica de saúde. Sua busca desesperada pela criança a leva a um grande jornal, onde ela conhece Pedro Campos, um jornalista solitário que se encarrega da investigação. Baseado em uma história real. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019.
Classificação indicativa: 12 anos
EL CUENTRO DE LAS COMADREJAS [ADF]: O filme conta a história de uma antiga estrela do cinema que firma uma amizade improvável com um ator nos últimos anos de vida, um roteirista frustrado e um diretor das antigas para preservar o universo lúdico que criaram dentro de uma mansão clássica utilizada nos seus filmes da era de ouro; no entanto, dois jovens chegam ao local querendo comprar o espaço e podem colocar tudo a perder, mas os artistas não entregarão seu legado sem antes tomar algumas medidas drásticas.
Classificação indicativa: 12 anos
A ESTRADA 47 [ADFC]: Mais de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira lutaram na Segunda Guerra Mundial. Quase todos de origem pobre e despreparados para o combate, os pracinhas tiveram que aprender a lutar pela sobrevivência. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães, Tenente, Piauí e Laurindo se perdem uns dos outros. Desesperados, com frio, fome e sede, os pracinhas têm de optar por enfrentar a Corte Marcial ou encarar novamente o inimigo.
Classificação indicativa: 16 anos
EL DESPERTAR DE LAS HORMIGAS [CCR]: Isa tem mais do que o suficiente em seu prato com dois filhos e a casa, que ela administra sozinha. Quando seu marido insiste em seu desejo de um terceiro filho, ela percebe que algo deve mudar.
Classificação indicativa: 14 anos
EL PRINCIPE [ACC]: Um drama prisional homoerótico dos anos 70 baseado em um romance popular de baixa circulação, rastreando as experiências sexuais, frequentemente violentas e eventualmente assassinas do narcisista Jaime, de 20 e poucos anos.
Classificação indicativa: 18 anos
AMAZÔNIA GROOVE [ABC]: Cruzando a Amazônia Paraense, artistas e tradicões musicais que pulsam são revelados em uma região pouco conhecida dos próprios brasileiros. As extraordinárias vidas dos protagonistas e a intangível forca do lugar, fruto de antigas culturas, faz emanar uma sonoridade única.
Classificação indicativa: livre
Sobre a ABC
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro, como diretores(as) de fotografia, arte, som, montagem, estudantes e professores(as). Hoje são mais de 300 associados(as) e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico. A ABC participou da fundação da FELAFC, em 2015, e tem grande interesse em promover a união, as trocas e o apoio entre as associações latino-americanas.