Associação Brasileira de Cinematografia divulga datas da Semana ABC Virtual 2021

Este ano, a Semana ABC se reinventa mais uma vez e acontece de forma virtual entre os dias 14 e 17 de outubro. A programação buscará aproveitar as possibilidades do formato remoto e tentará mais uma vez inovar, trazendo mesas sobre diversos temas, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem.

A identidade visual da Semana e Prêmio ABC 2021 representa o objetivo central do evento deste ano: mostrar que o cinema brasileiro está vivo! Nas palavras de Kiko Farkas, idealizador da proposta: “Já há algum tempo o cinema brasileiro vem sofrendo ataques sistemáticos de todos os lados. Existe um desejo claro de desmonte daquilo que foi construído com enorme esforço durante muito tempo. Mas o setor é forte e resiliente, e apesar das diversas tentativas de desmontá-lo ele se reinventa. A cada investida ele se recompõe. A identidade da Semana neste ano faz menção a esse processo de reconstrução. Faltam pedaços, há cicatrizes… mas estamos de pé. Resistimos”.

A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades.

Em breve, a programação completa poderá ser consultada no site da ABC: abcine.org.br

Semana ABC no YouTube

Enquanto aguardamos o evento, no canal da ABC no YouTube é possível encontrar diversas playlists com as mesas e master classes que ocorreram na Semana ABC desde 2004. Estão disponíveis vários conteúdos sobre direção de fotografia, direção de arte, pós-produção, som, ensino do audiovisual, entre outros temas, além de entrevistas com profissionais da nossa cinematografia: https://bit.ly/playlist_abc

Sobre a ABC

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 400 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Topo