Associação Brasileira de Cinematografia lança sistema de cursos de cinema

Com o intuito de ampliar ainda mais a sua missão de aprimorar o audiovisual brasileiro, a Associação Brasileira de Cinematografia – ABC lançou o sistema ABC Cursos de Cinema. Serão oferecidos cursos relativos a todo fluxograma cinematográfico, desde a criação de um roteiro até a conservação dos originais produzidos, que serão ministrados por um corpo de associados da ABC e profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro.

O corpo docente tem extensa experiência profissional e conta com nomes como o diretor Walter Lima Jr., os diretores de fotografia Affonso Beato e Walter Carvalho, os diretores de arte Cassio Amarante e Marcos Flaksman, a roteirista Julia de Abreu, a técnica de som Tide Borges e a editora de som Maria Muricy.

Como explica o diretor de ensino da ABC Cursos de Cinema, o diretor de fotografia Affonso Beato, em consonância com o Estatuto da associação, a principal missão do projeto é ajudar na formação de estudantes e profissionais para que estes estejam ainda mais preparados para atender a demanda do já sofisticado mercado audiovisual brasileiro.

Com a aplicação de um projeto pedagógico que valoriza tanto o conteúdo quanto o aprendizado, os alunos terão a oportunidade de assistir aulas teórico-práticas e serão avaliados através da frequência, participação e atividades. Os cursos são pensados tanto para a formação quanto para o aperfeiçoamento dos profissionais.

As atividades irão acontecer principalmente no prédio Casas Casadas da RioFilme (Rua Leite Leal, 11 Laranjeiras), além de também utilizar outros espaços da cidade que atendam às demandas específicas de cada curso. Para grupos interessados em levar a ABC Cursos de Cinema para outras cidades, há a possibilidade de workshops itinerantes que podem ser oferecidos em todas as regiões do país. “A produção cinematográfica brasileira está concentrada no Eixo Rio-SP, mas existem centros regionais de extrema importância para o enriquecimento cultural nacional. Com o compromisso em descentralizar nossos ensinamentos, oferecemos workshops de 24 horas (8h x 3 dias) ou oficinas de 40 horas, entre outras atividades a depender da demanda”, conta Beato. Além disso, serão oferecidas quatro bolsas de Inclusão Social, duas do CTAV e duas da RioFilme.

Para mais informações, acesse: https://abcinecursos.org.br

O início das aulas da ABC Cursos de Cinema foi adiado devido à pandemia do coronavirus. Em breve divulgaremos mais informações.

Sobre a ABC

Fundada em 2 de janeiro de 2000, a ABC reúne profissionais do audiovisual brasileiro, especialmente diretores de fotografia, mas também outros profissionais como diretores de arte, técnicos de som, montadores, professores e estudantes, com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria.

Hoje são mais de 300 associados e uma série de atividades realizadas: um fórum (Lista de Sócios), exclusivo para associados, a Sessão ABC, o Prêmio ABC, a Semana ABC, o Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de mil e trezentos assinantes, além de Master Classes e Oficinas.

Atualmente, a diretoria é formada por Marcelo Trotta, Tide Borges, Carlos Pacheco e Affonso Beato. A ABC ainda faz parte da FELAFC – Federação Latino Americana de Autores de Fotografia e da IMAGO – Federação Europeia de Diretores de Fotografia.

 

Topo