Cine Tornado Festival 2019 divulga programação

A 6ª edição do Cine Tornado Festival acontece de 22 a 27 de Outubro de 2019, na Cinemateca de Curitiba, com sessões a partir das 17h. O festival recebeu um total de 130 inscrições de filmes de todos os cantos do mundo (Egito, Russia, França, Itália, África, Japão, Chile, Argentina) e também de todos os cantos do Brasil. Foram selecionados 32 filmes para as mostras competitivas de Filmes Solidários (Documentários), Filmes Etnográficos (a partir de pesquisa antropológica), Filmes Arquivos (com utilização de acervos e ou filmes antigos digitalizados), Ficção e Filmes Experimentais. A programação inclui mais 25 filmes convidados.

A temática geral do Festival nesse ano é Sobrevivência e foi distribuída em cinco olhares distintos: Desafios Pessoais, Relação com a Natureza, Humanidade, Música e Vida, Passeio de Mulher. Em cada sessão teremos um cineasta paranaense para comentar o potencial dos filmes.

Para completar a programação o Cine Tornado buscou parcerias para filmes convidados como a Mostra Panorama Internacional Vol #1, de filmes Experimentais, sob curadoria do artista Muriel Paraboni, distribuída ao longo da semana. Outra parceria foi com a UFPR, com os filmes: Xondaro, direção e Tupã Miri Xondaro e Eduardo Rohn, a ser exibido na quarta-feira, dia 23/10, às 18h, e o filme Labirinto: a música contemporânea de Harry Crowl, direção de Gabriel Snak e Eduardo Rohn, a exibição ocorre na sexta-feria, dia 25/10, às 19h. Além dos curtas produzidos na Disciplina de Cinema I/2019, do Departamento de Comunicação (ministrada pela Curadora Eveline Araujo), programados para a sessão Gifts, dia 27/10, às 17h. Os Gifts, são presentes em forma de filme que os curadores Eveline Araujo e Roderick Steel exibem em todos os festivais.

A já tradicional parceria com as Oficinas É Nóis na Fita, de São Paulo, traz a produção de 2018. O É NÓIS NA FITA é um curso gratuito de cinema destinado aos jovens de 15 a 20 anos, em turmas de no máximo 25 alunos. As aulas acontecem nos finais de semana ao longo de 9 semanas consecutivas, totalizando 144 horas de aulas e atividades práticas. Durante o processo, os alunos se reúnem em equipes para produzir um curta-metragem, do roteiro à finalização, explica o coordenador Leonardo Kedhi.  As curtas-metragens das oficinas serão exibidas no sábado, dia 26/10, às 17 h.

Para conectar o Cine Tornado Festival com outras artes, a parceria com o Centro Cultural Dante AlighierI, em Curitiba, traz uma Vernissage onde os quadros são inspirados em cenas de filmes de diretores italianos, sob curadoria de Dirce Bittencourt, aberta para visitação no hall da Cinemateca de Curitiba, durante todo o evento (22 a 27/10). E também com a apresentação do Coral Dante Alighieri, na sessão de encerramento no dia 27/10, às 18h, após o coquetel de premiação, que tem início às 17h45 .

O encerramento do festival conta com uma parceria especial com o Consulado Italiano e o Consulado Suíço, que viabilizaram a exibição do filme Cronofobia, com direção de Francesco Rizzi, estreia no Paraná, dia 27/10, às 19h.

A programação completa pode ser acessada no site: https://cinetornadofestival.wixsite.com/cinema/2019

 

Topo