Cinemateca Brasileira recebe Mostra Infanto-Juvenil de Animação

Lé com cré, de Cassandra Reis

De 15 a 18 de dezembro, quinta a domingo, a Cinemateca Brasileira realiza a Mostra Infanto-Juvenil de Animação com uma programação totalmente gratuita.

Com a chegada das férias escolares, crianças e adultos terão a oportunidade de ver e rever clássicos do cinema de animação em versões dubladas, como A noiva cadáver, ou ainda a sessão especial de A viagem de Chihiro em película 35 mm na tela externa da Cinemateca.

Paralelamente, a mostra traz também sucessos mais recentes como Kubo e as cordas mágicas e o brasileiro O menino e o mundo, indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e vencedor de mais de 45 prêmios, incluindo Melhor Longa de Animação e Prêmio do Público no Festival de Annecy.

A programação inclui ainda curtas-metragens de diferentes países, como África do Sul, Turquia e Reino Unido, compondo, junto aos longas, um mosaico plural da produção cinematográfica de animação.

Mostra Infanto-Juvenil de Animação reinaugura a programação dedicada a esse público na Cinemateca Brasileira, que seguirá em 2023 com sessões mensais.

MOSTRA INFANTO-JUVENIL DE ANIMAÇÃO

De 15 a 18 de dezembro – GRÁTIS
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 — Vila Mariana

Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Programação:

Quinta-feira, 15 de dezembro
15h: Sala Oscarito
BELLY FLOP (África do Sul, 2018, 5 min, digital, livre)
Direção: Jeremy Collin
Sinopse: Uma garotinha aprendendo a saltar na piscina é recompensada por sua persistência, pois não se desencoraja por uma nadadora mais experiente que rouba a cena.

KUBO E AS CORDAS MÁGICAS | Kubo and the Two Strings (Japão/EUA, 101 min, digital, 10 min)
Direção: Travis Knight
Sinopse: Kubo invoca acidentalmente um espírito maligno que busca vingança e é obrigado a desvendar o mistério de seu falecido pai samurai e seu arsenal místico. Além disso, ele deve descobrir seus próprios poderes mágicos.
Comentários: Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e de Melhores Efeitos Visuais.

Sexta-feira, 16 de dezembro
15h: Sala Oscarito:
A WALE’S TALE (Reino Unido, 2018, 3min, digital, livre)
Direção: Robin Celebi, Giovanna Utichi
Sinopse: Uma baleia usa sua cauda para ajudar outros animais a se libertarem do plástico jogado no mar. Na praia, uma criança tenta diminuir a quantidade de lixo na areia. Aos poucos, outros seres marítimos e pescadores começam a ajudar na limpeza.

A NOIVA CADÁVER | Corpse Bride (Reino Unido | EUA, 2005, 77 min, digital) Título: A noiva cadáver
Direção: Tim Burton, Mike Johnson
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson Sinopse: Victor se casa acidentalmente com uma noiva morta, que lhe apresenta o mundo dos mortos. O que começou como um equívoco pode tornar-se uma história de amor.
Comentários: Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Sábado, 17 de dezembro
15h30: Sala Oscarito:
LÉ COM CRÉ (Brasil, 2019, 5min, digital, livre)
Direção: Cassandra Reis
Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças, de um jeito fofo e esquisito, segundo sua própria experiência.

O MENINO E O MUNDO (Brasil, 2013, 80min, digital, livre)
Direção: Alê Abreu
Elenco: Emicida, Vinicios Garcia, Nana Vasconcelos 
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
Comentários: Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação. Vencedor de mais de 45 prêmios incluindo Melhor Longa de Animação e Prêmio do Público no Festival de Annecy e Melhor Longa Independente no Annie Awards.

Domingo, 18 de dezembro
18h30: Área Externa
THE GARDEN | Bahçe (Turquia, 2016, 7′, digital, livre)
Direção: İdil Ar Uçaner
Sinopse: Uma garotinha cresce em meio à natureza, mas tem que se mudar para o cinza da cidade. Em meio às destruições que a cercam, ela encontra um refúgio onde florescer.

A VIAGEM DE CHIHIRO | Sen to Chihiro no kamikakushi (125′, 35mm)
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto deespíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados,ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar edevolver sua família ao mundo exterior.
Comentários: Aclamada pela crítica internacional, a obra éfrequentemente citada como uma das melhores da década de 2000 e uma dasmelhores animações de todos os tempos. O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Filme deAnimação em 2003, tornando-o o primeiro (e único) filme desenhado a mão e que não tenha oinglês como língua original a vencer essa categoria.

Topo