Confira a programação do Festival de Finos Filmes

Nos dias 3 e 4 de setembro, o Festival de Finos Filmes chega à nona edição e leva quatro sessões-debates ao recém-inaugurado Cineclube Cortina. Onze curtas e um longa premiados e exibidos em festivais como Cannes, Locarno, Vision du Réel, Clermont-Ferrand, Brasília, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro servirão de ponto de partida para debates com figuras de relevo como Sônia Guajajara, Nabil Bonduki, Manuela Carneiro da Cunha, Márcia Lima, Carlos Juliano Barros e outros.

Os recursos arrecadados com a venda de ingressos para os quatro eventos presenciais serão revertidos integralmente para instituições vinculadas a causas sociais, identitárias, indígenas e/ou culturais. Dentre as organizações e/ou projetos estão: Cozinha Solidária, Anmiga, Uneafro, Nós por Nós, FICA e a Astúcia Filmes.

Os filmes do festival estarão disponíveis gratuitamente no streaming À La Carte – do cinema Petra Belas Artes de São Paulo.

A direção do festival está a cargo de Felipe Poroger, cineasta, formado em Filosofia, mestre em Arquitetura, ambos pela USP. Felipe realizou sete curtas-metragens, que passaram por mais de 90 festivais, como Brasília, Rio, Gramado, É Tudo Verdade, Mar del Plata, Palm Springs, Olhar de Cinema, além de sessões especiais na Cinemateca de Paris, Harvard University. Como roteirista, assinou “Sob o Véu da Vida Oceânica”, dirigido por Quico Meirelles, vencedor de Melhor Curta Nacional no 25o AnimaMundi. Em 2020, co-dirigiu e co-roteirizou o podcast “Que Dia é Hoje?”, criado por Vinicius Calderoni. Articulista, já teve mais de trinta textos publicados em veículos como Folha Ilustríssima, Folha Ilustrada, CartaCapital e Nexo.

A lista de parceiros/apoiadores da 9a edição do Festival de Finos Filmes inclui Cineclube Cortina, Petra Belas Artes, MUBI, Fósforo Editora, MIS – Museu da Imagem e do Som – SP.

Data do 9o Festival de Finos Filmes:
3 e 4 de setembro [presencial] e 1 a 6 de setembro [online]

Onde:
PRESENCIAL | Todos os quatro eventos presenciais acontecerão no Cineclube Cortina (Rua Araújo, 62). Os filmes serão exibidos antes de cada debate. Ingressos vendidos a partir de 20/8 na página do Cineclube Cortina no Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/cineclubecortina)

ONLINE | Os filmes estarão disponíveis em https://www.belasartesalacarte.com.br/, gratuitamente.

Mais informações – A programação oficial e detalhes do 9o Festival de Finos serão divulgados no instagram @finosfilmes ou em www.finosfilmes.com.br.

Topo