CTAv e CINEfoot realizam Mostra Especial Dia Nacional do Futebol

No Dia Na­­cional do Futebol, o Centro Técnico Audiovisual – CTAv, coordenação-geral da Secretaria Nacional do Audiovisual, e o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol, colocam em campo um time de filmes brasileiros para homenagear o esporte.

São 6 títulos escalados, de atuais a clássicos dos anos 70, 80 e 90. A curadoria, realizada em parceria, considerou obras que, além de valorizar a cinematografia nacional, retratam o nosso futebol.

Os conteúdos variam desde documentários a ficções. Tem SRTv inédito, filmagem da Copa Roca feita pelo próprio Humberto Mauro e muito mais! A mostra tem caráter temporário e acontece no site e canal do Youtube do CTAv, de 19 a 25 de julho, sem prorrogação.

FILMES EM CARTAZ:

CINEMA E FUTEBOL
1980 | 50 min | Documentário
Direção e produção: Tininho Fonseca
“Um especial de Chico Drummond e David Neves”.
O futebol visto pelo cinema desde o início do século: as primeiras filmagens em 1908, de um jogo Brasil x Argentina; na década de 20, encontros futebolísticos no campo do Fluminense; os jornais da tela desde o seu início até o atual do Canal 100; os documentários de longa-metragem sobre jogadores famosos, como Garrincha e Pelé. Depoimentos de Nelson Rodrigues e Alex Viany. Trechos de vários filmes, inclusive A FALECIDA de Leon Hirszman, filme de ficção brasileiro que tem o futebol como temática.

BARBOSA
1988 | 12 minutos | Ficção
Realizadores: Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
Um gol. E o Brasil perdeu a copa de 50. Este gol mudou a vida de milhões de pessoas. E se fosse possível voltar ao tempo, até 1950 , e impedir o gol de Ghiggia? Uma daquelas pessoas está disposta a fazer isto. Não é um filme sobre futebol. É um filme sobre o Brasil. Ou sobre culpa.

COPA ROCA PRIMEIRO JOGO BRASIL X ARGENTINA 8 DE JANEIRO DE 1939 E SEGUNDO JOGO – ARGENTINA X BRASIL – 16 DE JANEIRO DE 1939
1939 | 23 min | Documentário
Direção: Humberto Mauro
O primeiro jogo do Brasil contra a Argentina realizado em território nacional no Estádio São Januário, em 1939. Grande presença de público no estádio. Momentos do jogo: o início da partida, a movimentação dos jogadores e os lances de contra-ataques, passes e dribles.

LOUISE
2018 | 5 min | Animação
Direção: Amanda Gomes, Andressa Fernandes, Nathanael Cruz
Durante brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos a bola cai próxima de Louise e Bia. Juca corre para recuperá-la, percebe a habilidade das duas garotas e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.

VIVÊNCIA DE CAMPEÕES
1975 | 61 min | DOCUMENTÁRIO
Direção: André Palluch, Carlos E. Boechat e Júlio Heilbron
Uma série inédita de imagens preciosas sobre a história do futebol brasileiro. Abrimos o nosso acervo para você se emocionar. Veja cenas antológicas que revelam porque o Brasil é o país do futebol.

QUANDO SE SONHA TÃO GRANDE A REALIDADE APRENDE
2014 | 14 min | Documentário
Direção: Lobo Mauro
Atlético Mineiro, ou simplesmente Galo. O time do quase, dos grandes traumas. Em 2013, quartas-de-finais da Copa Libertadores. Torcida com máscaras do pânico, adversário mexicano com Riascos. Um pênalti contra no último minuto. E um goleiro que iria ser canonizado.

SERVIÇO:
Onde: http://ctav.gov.br/2021/07/19/mostra-dia-internacional-do-futebol/
Período: De 19 a 25 de julho
Gratuita

Topo