Eleita a primeira mulher presidenta da Associação Brasileira de Cinematografia

Foto: Carlos Ebert

Hoje, 01 de julho de 2020, a técnica de som, professora e pesquisadora Tide Borges, ABC se torna a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Brasileira de Cinematografia. Além disso, também é a primeira vez na história da associação que uma profissional que não atua na direção de fotografia encabeça a Diretoria da ABC.

No ano em que a associação completa 20 anos, a eleição para a diretoria que conduzirá os próximos dois anos – de julho de 2020 a junho de 2022 – contou com a participação de duas chapas, ambas com candidatas mulheres para o cargo de presidenta e com o objetivo, entre outras propostas, de ampliar a pluralidade da ABC, tanto entre seus sócios e sócias quanto em sua atuação como associação. Este tema aparece como um dos mais importantes para a gestão da ABC dos próximos dois anos.

A Chapa ABC+ organizou suas propostas em três eixos centrais: unir, compartilhar e incluir. Unir mais os associados e associadas, descentralizando a atuação da ABC a partir da criação de Grupos de Trabalho locais e por atividade, que dialoguem para o desenvolvimento e produção de ações da associação. Compartilhar mais, em que se buscará aprimorar os canais de comunicação entre a diretoria e os sócios e sócias; ampliar os eventos e as atividades de formação, como as Master Classes e Sessões ABC; se aproximar de outas entidades como sindicados, associações e coletivos, e visibilizar mais os trabalhos dos associados e associadas. Incluir mais, através de ações que incentivem a entrada de novos sócios e sócias, com especial atenção àquelas atividades que têm menos representatividade na ABC, bem como de estudantes e professores(as), além de construir políticas de inclusão que tornem a ABC mais plural em relação a gênero, raça e região.

Nesses 20 anos, a Diretoria que toma posse hoje também é a mais equitativa em relação ao gênero e a que contém o maior número de representantes de diferentes áreas da cinematografia em seu Conselho. Diferente da maioria das associações voltada à cinematografia no mundo, a ABC tem a característica de não reunir apenas diretores e diretoras de fotografia, mas também profissionais de todas as áreas técnicas, como arte, som e pós-produção. Além da Tide na presidência, a Diretoria é composta pelo diretor de fotografia Jacques Cheuiche, ABC como vice-presidente, pela diretora de fotografia Fernanda Tanaka, DAFB como diretora secretária e pelo diretor de arte Marcos Carvalheiro, ABC como diretor tesoureiro.

Já o Conselho é composto por Adriano Goldman, ASC, BSC, ABC (diretor de fotografia); Diana Vasconcellos, ABC (editora); Frederico Pinto, ABC (diretor de arte); Llano (diretor de fotografia), Marcelo Corpanni, ABC (diretor de fotografia); Maria Muricy, ABC (editora de som); Marghe Pennacchi (diretora de arte); Miriam Biderman, ABC (supervisora de som), Mustapha Barat, ABC (diretor de fotografia); Paulo M. de Andrade (colorista), Pedro von Krüger (diretor de fotografia) e Silvia Gangemi (diretora de fotografia).

A ABC passa a integrar a lista das associações de cinematografia que são presididas por mulheres. Entre as oito associações que compõem a Federação Latino-americana de Autores de Fotografia Cinematográfica – FELAFC, cinco já contam com mulheres na presidência: Adriana Bernal Martinez (ADFC – Colombia); Maura Morales Bergmann (ACC – Chile); Micaela Cajahuaringa (Peru – DFP); Paola Rizzi (ADF – Argentina) e agora a Tide Borges na ABC. No restante do mundo, apenas quatro associações contam com mulheres como presidenta: AAC (Áustria), AEC (Espanha), ESC (Estonia) e RGC (Russia), o que aponta para a importância de ampliar e discutir a paridade de gênero na cinematografia no Brasil e no mundo.

A nova Diretoria da ABC convida a todos os sócios e sócias e demais interessados(as) a se unir à ABC para construir coletivamente estes próximos dois anos!

Conheça a nova Diretoria e Conselho:

Diretoria

Presidenta: Tide Borges, ABC. Desde 1982 trabalha com som para cinema. Fez mais de 50 trabalhos entre documentários, ficção e séries. É sócia-fundadora da ABC e desde 2002 participa do Conselho, Diretoria e organiza as mesas de som da Semana ABC.

Vice-Presidente: Jacques Cheuiche, ABC. Diretor de Fotografia. No cinema desde 1981, trabalhou como assistente e operador de câmara. Se torna diretor de fotografia em 1989. Fez mais de cem filmes. Sócio fundador da ABC, conselheiro em dois mandatos. Coordena o GT ABC Rio.

Diretora Secretária: Fernanda Tanaka, DAFB. Diretora de Fotografia, formada em Cinema e Vídeo pela ECA/USP em 1998. Trabalha desde 1996 em comerciais, longas e séries. Fez mais de 30 longas-metragens. Membra da ABC há 15 anos, fez parte do conselho da Diretoria anterior. Faz parte do Conselho da atual Diretoria.

Diretor Tesoureiro: Marcos Carvalheiro, ABC. Arquiteto e Diretor de Arte desde 1988. Atua em cenários de TV/shows/acústicos/dança, filmes publicitários, longas-metragens e séries. Fez parte do conselho da ABC nas últimas 2 gestões. Participa da organização das mesas de arte da Semana ABC há mais de 10 anos.

Conselho

Adriano Goldman, ASC, BSC, ABC. Diretor de Fotografia desde 1989. Depois de trabalhar em importantes produções brasileiras (Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Xingu, Cidade dos Homens, Filhos do Carnaval), desenvolveu uma consistente carreira fora do Brasil (Sin Nombre, 360, The Crown).

Diana Vasconcellos, ABC. Editora de cinema desde 1987. Assinou a edição de mais de 50 projetos entre filmes de longa metragem, documentários e séries de TV. Sócia efetiva da ABC desde 2002.

Frederico Pinto, ABC. Artista Visual e Diretor de arte. Desde1996 atua em vários filmes publicitários e nos últimos 20 anos em longas-metragens e séries. Participa da organização das mesas de arte da Semana ABC desde 2013.

Llano. Diretor de Fotografia. No cinema desde 1998, realizou documentários e ficção nos EUA, Chile, Rep. Dominicana, Peru e Brasil. Participou na mesa Cinema Latino-americano Contemporâneo da Semana ABC 2017, como representante da Felafc. É sócio-fundador da ACC –Chile e associado da ABC desde 2012.

Marcelo Corpanni, ABC. Diretor de Fotografia de filmes e séries desde 1996 (Tainá – Uma Aventura na Amazônia, Bruna Surfistinha, PSI). Organiza a Sessão ABC em São Paulo. Já foi membro do Conselho em quatro gestões.

Maria Muricy, ABC. Editora de Som. Começou a trabalhar em1981, no documentário Jango. Trabalhou em mais de 75 longas-metragens, assim como curtas, séries e programas para TV. Faz parte da ABC há cerca de 14 anos. Participa do GT ABC Rio/Master classes no MAM-RJ.

Marghe Pennacchi. Arquiteta e diretora de arte. Trabalha no departamento de arte desde 2003. Realizou como diretora de arte 12 longas-metragens, oito séries e um curta. Participa da organização das mesas de arte da Semana ABC desde 2018.

Miriam Biderman, ABC. Supervisora de Som. Começou sua carreira em Nova Iorque, nos anos 80. Voltando ao Brasil, cria a Effects Filmes, empresa especializada em finalização de som para longas, documentários, curtas e séries para TV. É sócia efetiva da ABC desde 2001 e fez parte do conselho da Diretoria anterior. .

Mustapha Barat, ABC. Diretor de Fotografia e operador de câmera, com mais de 30 anos de experiência nos EUA, na França e no Brasil em ficção, documentários, publicidade, e música. Membro do GT ABC-Rio desde 2015, contribuiu com as Master Classes no MAM-RJ como tesoureiro e still.

Paulo M. de Andrade. Profissional de televisão e cinema há 37 anos, Colorista sênior há 19 anos. Membro efetivo da ABC. Coordenador dos cursos de pós-produção da ABC Cursos de Cinema. Apresentou a Master Class ABC sobre a cor no cinema.

Pedro von Krüger. Diretor de Fotografia. Trabalha em cinema desde 2001. Foi assistente de câmera e operador de câmera em mais de 50 filmes e séries. Dirigiu a Fotografia de 10 longas, entre documentários e ficção, além de uma série. Participa do GT ABC Rio/Master classes no MAM-RJ.

Silvia Gangemi. Diretora de Fotografia. Está no cinema desde 1996 como assistente de câmera. Atualmente é diretora de fotografia e operadora de câmera. Trabalhou em mais de 60 filmes e séries. Sócia da ABC desde 2001. Participa do GT ABC Rio/Master classes no MAM-RJ.

Topo