Escola Doc realiza cursos voltados para o documentário

Em agosto, a Escola Doc contará com mais dois cursos voltados para o gênero documentário. O curso DOCUMENTÁRIO DE URGÊNCIA – MIDIATIVISMO EM TEMPO REAL apresenta uma abordagem contemporânea sobre as possibilidades de comunicação, suas potencialidades e possíveis incidências sociais a partir da produção independente, de baixo de custo e alta capacidade. As aulas têm caráter teórico e prático onde se pretende idealizar, planejar, produzir e finalizar um documentário com a finalidade de se exercitar a reflexão crítica sobre os atuais meios de produção de conteúdo e sua influência na sociedade. Esse curso é orientado por um dos fundadores da Mídia NINJA, Filipe Peçanha, que desenvolveu trabalhos relevantes inseridos na atual conjuntura política do país, tendo realizado uma série de produções voltadas a cobertura de manifestações e movimentos sociais nos últimos anos.

Já no curso DOCUMENTÁRIO: TEORIA E PRÁTICA serão estudadas as diversas formas de se fazer documentários, observando os aspectos teóricos e práticos em dois módulos complementares. No módulo teórico, serão apresentadas as principais escolas e as novas tendências da produção documental, a partir da análise de trechos de filmes e da leitura de textos. No módulo prático, os alunos conhecerão em detalhes todas as etapas do processo de realização de um documentário, da primeira ideia até a forma final do filme. A orientação é de Cristiana Grumbach, diretora, roteirista e editora, que realizou os documentários de longa-metragem Morro da Conceição (2005), As cartas psicografadas por Chico Xavier (2010) e Filmes de Gordinho (2015). Cristiana colaborou com Eduardo Coutinho como assistente de direção e pesquisadora nos longas-metragens Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2001), Edifício Master (2002), Peões (2003), O Fim e o Princípio (2005) e, como diretora-assistente e pesquisadora em Jogo de Cena (2007).

Sobre a Escola Doc

A proposta da Escola Doc é propiciar reflexões sobre as diversas formas de se fazer documentários, a partir de diálogos entre profissionais e alunos, estudo de textos e filmes, realização de mostras e laboratórios de desenvolvimento de projetos. Aqui estudaremos as diversas variações do gênero ao longo de mais de 85 anos de história e as possibilidades narrativas que surgem com as novas tecnologias. Constituímo-nos também como um campo aberto para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de professores e para produção de filmes, que podem ser realizados durante os cursos e como produto do encontro de pessoas e suas afinidades.

Primeira escola de audiovisual do país dedicada especialmente ao estudo do gênero, a Escola Doc tem por intenção atuar como um vértice de convergência dos diversos modos de pensar e fazer documentários, em que aprender com a diferença é uma liberdade de espírito a ser cultivada como chance de desenvolvimento e fonte de criatividade. A Escola Doc está localizada na Ladeira da Glória, 26 – Glória – Rio de Janeiro/RJ.

Para mais informações, acesse: https://www.escoladoc.com

Topo