Espetáculos, filmes e oficinas divertem crianças e adultos nas Fábricas de Cultura

Foto: André Hoff / Divulgação

A diversão está garantida nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, da Região Metropolitana (Diadema e Osasco), e do Vale do Ribeira (Iguape) durante o mês de setembro. Crianças, jovens e adultos poderão aproveitar uma agenda com diversas linguagens artísticas. Toda a programação é gratuita e, a seguir, veja alguns dos destaques.

Na peça Bentinho, o menino valente o público conhecerá a história de um garoto que sofre bullying na escola por ter Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Mas a vida de Bentinho toma um rumo diferente quando ele conhece o mágico palhaço Kandac. A apresentação será no dia 13, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Ainda na zona Norte, a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe o espetáculo Outras Marias…e Agora?, da Cia Drómos de Teatro, no dia 15, às 15h. A peça, que terá interpretação simultânea em Libras, propõe uma reflexão sobre a condição da mulher por meio da história de personagens que se cruzam em um hospital psiquiátrico.

Também há espaço para o cinema com o lançamento do documentário “Olhar de Edite” na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A produção apresenta a vida e a obra de Dona Edite, intérprete de poesia mineira e integrante do Sarau da Cooperifa. Logo após a exibição, que será realizada no dia 15 de setembro, às 19h30, haverá um bate-papo com Daniel Fagundes, cineasta e cofundador do coletivo e produtora social Caramuja Produções, responsável pela realização do documentário.

No dia 16 de setembro, às 14h30, duas atividades irão animar a zona Norte: a Cia Manga com Leite leva para a Fábrica de Cultura Brasilândia a contação Que História é essa?, que pretende apresentar de forma lúdica os primeiros heróis e guardiões da natureza brasileira. Já na unidade Vila Nova Cachoeirinha a equipe de biblioteca realiza a Oficina de Colagem: Sentimentos através dos Recortes. Por meio da técnica do recorte e fazendo uso de papel, tesoura e cola, os participantes serão convidados a aflorar a criatividade e desenvolver novas interpretações do mundo.

Outra formação é a Oficina Empreendedorismo Social com Viviane Oliveira, criadora da “Viviaxebahia”, marca de moda Africana. Neste encontro realizado no dia 21, a partir das 10h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, Viviane compartilhará suas experiências como empreendedora. E na unidade Diadema, o projeto BANTUQUE realiza a Oficina de Construção de Instrumentos (Caxixi) no dia 21, das 14h às 16h30. A proposta da oficina, ministrada pelo músico e educador Afonsinho Menino, é unir saberes ligados aos instrumentos de percussão originários dos países africanos.

Para celebrar o Dia Nacional do Teatro (19/09), a unidade Jaçanã apresenta o espetáculo É difícil chorar no Deserto. Na trama, três personagens criados pelos delírios de um rapaz homossexual, durante uma noite de insônia, estão em um deserto onde enfrentam as dificuldades da convivência e reencontram a luta de séculos das “bixas” para sobreviver ao espaço árido em que sempre foram colocadas. A apresentação será no dia 21 de setembro, às 19h.

Na unidade Capão Redondo, a equipe de biblioteca promove no dia 22, a partir das 14h, a atividade de pintura e registro fotográfico Autorretrato: como eu me sinto; como eu me vejo. A partir da leitura do poema “O autorretrato”, de Mário Quintana, os participantes serão motivados a criarem com tintas, papéis e fotografias seus rostos. Um pouco mais tarde, às 19h30, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís exibe o longa-metragem Cuidado com o Vão entre o Trem e a Plataforma, produzido pela 1Quarto Estúdio. O filme apresenta o cotidiano na Linha 9 da CPTM de São Paulo, responsável pela interligação entre o extremo sul (Grajaú) e extremo oeste (Osasco) da cidade.

As equipes de bibliotecas das unidades estão com diversas atividades para exercitar a imaginação. Em Osasco, a Oficina de Cianótica com Emerson Souza irá resgatar o trabalho de Anna Atkins, uma botânica inglesa que utilizou o recém-descoberto processo da Cianótipia para publicar o primeiro livro da história com imagens fotográficas. A oficina começa às 10h. Também no dia 23, mas às 14h, a ação Cênicas Brincantes convida a criançada para construir de forma coletiva uma cena teatral que se passe na Brasilândia.

O teatro segue em destaque na Zona Sul. A Fábrica de Cultura Diadema recebe a comédia teatral Velório à Brasileira no dia 23, às 19h30. Na história, um funcionário de repartição acaba de ganhar na Mega-Sena, mas morre antes de ir retirar o prêmio. Assim, um grupo bem duvidoso passa a buscar pelo bilhete premiado, deixando o velório do falecido em 2º plano. Pelo Youtube das Fábricas de Cultura será possível assistir ao espetáculo de performance drag Perifa Queens no dia 25, a partir das 17h, atividade promovida pela unidade Capão Redondo. A produção pretende evidenciar a veia artística e a diversidade dos moradores do Jardim Romano, na periferia do extremo da zona Leste.

Unindo a brincadeira à cultura popular, a atividade É Doce propõe um jogo em que os participantes comandam a dupla de gêmeos Tamu e Kato (em alusão a Cosme e Damião), que precisam pegar a maior quantidade de doces que conseguirem até o final do dia. O jogo será realizado na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 27, às 14h. Já a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha ministrará a Oficina de Máscaras Artesanais com materiais de fácil acesso no dia 28, a partir das 10h30.

Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Serviço: (Gratuito)

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

QUE HISTÓRIA É ESSA? | CIA MANGA COM LEITE
Teatro
16/9 – Sexta-feira – 14h30
Atividade Livre.
Presencial na unidade.

CÊNICAS BRINCANTES | COM EQUIPE DA BIBLIOTECA
Artes Cênicas
23/9 – Sexta-feira – 14h
Faixa Etária: maiores de 12 anos
Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

AUTORRETRATO 1: COMO ME SINTO; COMO ME VEJO | COM EQUIPE DE BIBLIOTECA
Artes Visuais.
22/9 – Quinta-feira – 14h
Faixa Etária: maiores de 10 anos
Presencial na unidade.

PERIFA QUEENS
Performance
25/9 – Quarta-feira – 17h
12 anos
Online | Youtube

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

BANTUQUE: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS (CAXIXI) | COM AFONSINHO MENINO
Música
21/9 – Quarta-feira – 14h às 16h30
Faixa Etária: maiores de 10 anos
Presencial na unidade.

VELÓRIO À BRASILEIRA
Teatro
23/9 – Sexta-feira – 19h30
Classificação indicativa: maiores de 10 anos
Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

OLHAR DE EDITE: EXIBIÇÃO DE DOC + BATE-PAPO COM AUTOR DANIEL FAGUNDES
Cinema
15/09 – Quinta-feira – 19h30
18 anos
Presencial na unidade.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL | COM VIVIANE OLIVEIRA [EMPODERA ELAS]
Moda
21/9 – quarta-feira – 10h
Atividade Livre
Local: Fábrica de Cultura Jardim São Luís

CUIDADO COM O VÃO ENTRE O TREM E A PLATAFORMA | FILME DE 1QUARTO ESTÚDIO
Cinema
22/9 – Quinta-feira – 19h30
Atividade Livre
Presencial na unidade.
Ficha Técnica: 1Quarto Estúdio | Alexsandro Gomes de Lana (vídeo); Lucas Reali de Castro, Lucas Oliveira Mendes, Caroline Borba Silva e Alexsandro Gomes de Lana (produtores).

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

OUTRAS MARIAS… E AGORA? | COM A CIA DRÓMOS [EMPODERA ELAS]
Artes Cênicas
15/9 – Quinta-feira – 15h
Atividade Livre
Presencial na unidade.
*Atividade com interpretação em Libras.

É DIFÍCIL CHORAR NO DESERTO
Teatro
21/9 – Quarta-feira – 19h
14 anos
Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO
Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

OFICINA DE CIANÓTIPIA | COM EMERSON SOUZA
Artes Visuais.
23/9 – Sexta-feira – 10h às 12h
Faixa Etária: maiores de 10 anos
Presencial na unidade.

É DOCE – COM GAME ARTE
Cultura Geral
27/9 – Terça-feira – 14h
Faixa Etária: maiores de 10 anos
Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

BENTINHO, O MENINO VALENTE
Teatro
13/9 – Terça-feira – 15h
Atividade Livre
Presencial na unidade.

OFICINA DE COLAGEM: SENTIMENTOS ATRAVÉS DE RECORTES | COM EQUIPE DE BIBLIOTECA
Artes Visuais
16/9 – Sexta-feira – 14h30
Faixa Etária: maiores de 5 anos
Presencial na unidade.

OFICINA DE MÁSCARAS ARTESANAIS | COM EQUIPE DE BIBLIOTECA
Artes Visuais.
28/9 – Quarta-feira – 10h30
Faixa Etária: maiores de 5 anos
Presencial na unidade.

——

Funcionamento das unidades:
De terça a sexta, das 9h às 19h.
Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*
Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*
Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.
Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h.

Funcionamento das bibliotecas:
De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*
Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks)..

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

Topo