Estão abertas as inscrições para o Seminário Foco Capixaba – Recorte 10 Anos

Acontece entre os dias 20 e 22 de julho, a partir das 19 horas, no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória, o Seminário Mostra Foco Capixaba – Recorte 10 anos. As palestras são voltadas para realizadores, produtores, jornalistas, estudantes e público interessado na produção audiovisual.

As inscrições e a participação no evento são gratuitas. Os interessados em participar podem se inscrever, através de formulário Google. A inscrição dá acesso aos três dias de palestras. Os participantes terão direito a certificado.

A programação começa no dia 20 de julho, com a palestra Cinema: Política e Identidade, com a cineasta, roteirista e escritora Saskia Sá. No dia 21 de julho, com o produtor audiovisual, editor e curador Waldir Segundo destaca os Modos de Produção do Cinema Capixaba – Retrospecto. Fechando a programação, o cineasta, escritor e doutor em Comunicação e Cultura Erly Vieira Jr aborda os próximos passos do Cinema Capixaba – Reflexos do Passado e Apontamentos para o Futuro.

20 de Julho
Curtas-Metragens: Política e Identidade
Com Saskia Sá

A palestra da cineasta, roteirista e escritora Saskia Sá irá transitar pelos últimos 10 anos da produção de curtas capixabas com um recorte estabelecido a partir das questões de gênero, identidade e territórios, em um diálogo com as diversas mostras temáticas e festivais do estado, pensando na exibição cinematográfica como espaços-tempos que rompem com o já estabelecido e abrem possibilidades para novos olhares.

21 de Julho
Modos de Produção do Cinema Capixaba – Retrospecto
Com Waldir Segundo

Em 10 anos de Mostra Foco Capixaba, o Festival de Cinema de Vitória mapeou e reconheceu a produção recente do Espírito Santo, diversa em gêneros e modos de produção. Em um paralelo com o crescimento do cinema capixaba e seu estabelecimento com um dos cinemas de grande importância no Brasil, este Seminário apresenta diversos olhares, acadêmicos, do mercado e do público sobre a última década do Cinema no Espírito Santo. A palestra será gravada.

22 de Julho
Cinema Capixaba – Reflexos do Passado e Apontamentos para o Futuro
Com Erly Vieira Jr

Dos trabalhos pioneiros até o cenário atual, um breve panorama histórico do audiovisual capixaba, nesses quase cem anos de história – falando não só dos filmes, mas da própria vida cultural em torno da cinefilia capixaba. Um olhar aberto à força diversas vertentes dessa produção na atualidade, também demarcando os contextos históricos em que elas surgem: cinema negro, de mulheres, LGBTQIA+, indígena, periférico, outros cinemas (experimental, animação, videoclipe). Perspectivas para o futuro da produção capixaba: o audiovisual como ferramenta para transformação social – seja pela preservação de nossa memória, seja pelas possibilidades de contribuição para uma sociedade mais justa e aberta à sua diversidade.

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Clique aqui para se inscrever.

Topo