
Apesar de todas as iniciativas para acabar com o assédio no mercado de trabalho, esse ainda é um problema que causa muita preocupação, principalmente no setor audiovisual. Pesquisa de 2022, publicada pela Federação Internacional dos Atores (IFA) em parceria com a UNI Global Union, indicou que quase 90% das mulheres na América Latina, de um total de 1,4 mil profissionais, já sofreram algum tipo de assédio ou violência no trabalho.
Para falar sobre o tema, o Centro Universitário FAAP, o + Mulheres Lideranças no Audiovisual Brasileiro e a SPCine convidam para o debate sobre ações antiassédio na indústria do audiovisual, no dia 8/3, às 10h. À frente da discussão estará Raquel Lemos, advogada referência no setor audiovisual brasileiro e professora da Pós-Graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais da FAAP.
De acordo com a professora Luciana Rodrigues, também professora e coordenadora da pós-graduação da FAAP, o assédio é uma prática ainda muito comum. “Existe ainda, infelizmente, na indústria do audiovisual, uma postura normalizada da prática do assédio moral. A pessoa assediada muitas vezes não entende que está sofrendo assédio e quem assedia não tem a real dimensão de que está praticando”, explica a especialista.
“Existem assédios dos mais diversos níveis. O assédio sexual, por exemplo, é mais fácil de identificar do que o moral. Então, nossa ideia é discutir um pouco o que caracteriza o assédio, como as empresas podem criar um ambiente mais saudável, além de mecanismos para as vítimas identificarem e denunciarem. E, também, para as pessoas conseguirem entender que estão praticando e buscar mudar essa situação”, destaca.
Cora Valentini, produtora executiva do + Mulheres Lideranças no Audiovisual Brasileiro, reforça o coro da professora “É sabido que a indústria do audiovisual ainda enfrenta o problema, portanto a reflexão é necessária para que avancemos até que uma nova cultura seja criada”, ressalta.
Para participar do evento, que é gratuito e aberto ao público, é necessário fazer a inscrição neste link. Também será possível acompanhar ao vivo pelo canal da FAAP no Youtube.
Também no mês de março, a FAAP realiza debate sobre as perspectivas para o mercado audiovisual brasileiro. Participam Debora Ivanov, da produtora Gullane, Juliana Funaro, da Barry Company, e Lyara Oliveira, diretora de Inovação e políticas do audiovisual da SPCine. O encontro ocorrerá no dia 6/3, às 19h. As inscrições podem ser feitas aqui.
Política antiassédio no audiovisual, com advogada Raquel Lemos
Data: 8/3 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: FAAP – auditório 1
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Inscrições gratuitas: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00108/23