FAM 2022: oficinas de filmes na escola e trilha sonora têm inscrições abertas

Duas oficinas fazem parte das atividades de Formação Panvision do 26º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022, Invenção de Filmes na Escola, com o cineasta, montador e arte-educador Fabrício Borges, e A Música e o Filme, com o compositor, produtor musical, multi-instrumentista italiano Dario Forzato.

No sábado, 24, às 9 horas, no Museu de Florianópolis – Sesc, na oficina voltada especialmente a professores, Fabrício Borges irá explorar as possibilidades pedagógicas do audiovisual para a educação. A oficina aborda todas as etapas da produção de um curta-metragem de forma coletiva, a criação do roteiro, a busca do elenco e locações, as gravações e montagem com equipamentos acessíveis, como celulares e programas gratuitos de edição, até a exibição e debate na comunidade escolar. Fabrício Borges é roteirista, orientador, diretor e editor em mais de 145 curtas-metragens desenvolvidos em realizações coletivas, como as Oficinas Tela Brasil, Instituto Querô, Cenpec e Tewapa: Cinema Educação. Ele é autor de cartilhas pedagógicas sobre filmes da mostra Infantojuvenil nos festivais da Panvision, além do FAM, o FALA São Chico e o Curta Jacarehy.  Serão ofertadas 30 vagas, entre elas, 20 gratuitas e 10 com valor de meia-entrada, de R$ 25,00.

Já na segunda, 26, e terça, 27, às 13h30 no CineShow Beiramar Shopping, numa oficina com a presença de tradutor, o italiano Dario Forzato fala do processo criativo da trilha sonora. Ele, que vive em Los Angeles e vem especialmente a Florianópolis para esta oficina, é fundador e diretor criativo da Evoq Music, especializada em criar músicas para diversas mídias, com clientes como National Geographic, CBS, FOX, NBC e Netflix. Já produziu músicas para longas-metragens (A Long Hard Streak, Sharkskin, Scrambled, It Hits You When You Know It) e sua trilha para o curta A Very Lovely Dress foi premiada como Melhor Trilha Sonora Original no LA Shorts Awards (2016). É autor de músicas para programas de televisão como Os Simpsons e do tema do videogame ‘Rocksmith’. Também fez turnês internacionais e abriu shows para artistas como Scorpions e Sheryl Crow.

Em prol da democratização de acesso das ações ofertadas pelo festival são reservadas vagas com ingresso gratuito, sendo 20% das vagas para pessoas de baixa renda, 10% para ações afirmativas e 10% para público geral. Além disso, os valores de inscrições das vagas pagas são populares, condizentes com valores de vale-cultura.

As inscrições estão abertas no link: https://www.sympla.com.br/produtor/panvision

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Todos os detalhes da programação no site www.famdetodos.com.br.

Topo