FELAFC promove masterclasses online na Semana ABC 2022 com Affonso Beato e Micaela Cajahuaringa

A Federeção de Autores de Fotografia Cinematográfica – FELAFC promoverá durante a Semana ABC 2022 duas masterclasses online, que serão transmistidas no YouTube da ABC e da FELAFC.

A primeira acontece no dia 25 de maio, às 21h, e será ministrada pelo diretor de fotografia Affonso Beato, ACS, ABC. Com o tema, “Método de análise da imagem cinematográfica”, a aula irá apresentar elementos estéticos da imagem cinematográfica e método de análise crítica no set de filmagem e/ou obra realizada.

No dia 26 de maio, às 21h, acontece o encontro “La construcción de la Imagen Cinematográfica”, que será ministrado por Micaela Cajahuaringa, DFP. A diretora de fotografia apresentará o processo de preparação antes de chegar ao set por meio de seus últimos trabalhos.

As duas masterclasses contarão com tradução simultânea português/espanhol e espanhol/português.

O evento dá início ao novo projeto de formação profissional gratuito da FELAFC que será desenvolvido durante todo o ano. As aulas contarão com a presença de diferentes profissionais, que irão apresentar diversas questões referentes à cinematografia.

O projeto é parte do compromisso que as associações que compõem a FELAFC assumiram como um dos caminhos para ampliar a formação, o diálogo e o conhecimento entre profissionais e nossas cinematografias latino-americanas.

Sobre os ministrantes:

Affonso Beato, ASC, ABC é Diretor de Ensino​ da ABC Cursos de Cinema. Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, a qual foi Fundador e Presidente e nos ultimos 12 anos vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa. Em 2018 foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA. Foi Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME. Primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro. Como Diretor de Fotografia, trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – TUDO SOBRE MINHA MÃE Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA , Mike Newell, AMOR EM TEMPO DE COLERA , Walter Salles Jr. – ÁGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 53 longas-metragens.

Micaela Cajahuaringa, DFP começou sua formação na Universidade de Lima, onde estudou Ciências da Comunicação. Em 1986 estudou na recém-criada Escola Internacional de Cinema e TV em Cuba, onde se especializou em cinematografia. Micaela trabalha de forma independente em longas-metragens de ficção, documentários, curtas-metragens, videoclipes, peças de teatro, publicidade e ensino. Dirigiu fotografia e câmera para longas-metragens produzidos pela Sudaca Films em filmes como “Pelo Malo” de Mariana Rondón, vencedora da Concha de Ouro no festival de San Sebastian. No Peru trabalhou com diretores como Francisco Lombardi, Marité Ugás, Aldo Salvini, entre outros e outros. No Brasil, Alemanha e República Dominicana, com Marcus Moura, Frieder Schlaich, Judith Colell e Gabriella Moses respectivamente. Seus últimos trabalhos são “Contactado” de MArité Ugas, “El Corazón de la Luna” de Aldo Salvini, “15 Horas” de Judith Colell e Autoerotica de Andrea Hoyos. Atualmente Micaela Cajahuaringa é Presidente da Associação de Diretores de Fotografia do Peru DFP.

Sobre a Semana ABC 2022

Evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do cinema e do audiovisual as novas tendências de trabalho e gerar reflexões por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

Para participar do evento será necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de um credenciamento que poderá ser feito neste link https://www.workneteventos.com.br/semanaabc/index.html ou direto na Cinemateca Brasileira nos dias do evento.

Conheça a programação completa: https://abcine.org.br/site/semana-abc-2022

 

 

 

Topo