Festival Internacional de Cinema de João Pessoa realiza sua primeira edição

Difundir o cinema mundial para a população de João Pessoa e incentivar o mercado audiovisual da Paraíba e arredores são as duas principais missões do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), que terá a sua primeira edição entre os dias 26 e 30 de agosto. O prefeito Cícero Lucena, anunciou ainda a criação de dois órgãos que devem impactar a produção audiovisual local: a Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e a JPFilm Commission.

“A Funjope já pensava em fazer isso, mas ampliamos a sua dimensão, possibilitando que as pessoas do setor tragam sua experiência, possibilidade de negócios, apresentação da nossa produção e queremos envolver a cidade. Queremos que quem produz encontre aqui espaço físico, legislação favorável, mão de obra qualificada e outros incentivos”, afirmou Cícero.

Já estão abertas as inscrições para o festival, que são gratuitas e serão recebidas até o dia 7 de agosto de 2022. Para filmes, é preciso acessar o link https://www.festincinejp.com.br/filmes , onde o interessado encontra o regulamento e o formulário. Serão selecionados seis longas-metragens e seis curtas, entre brasileiros e estrangeiros para a mostra competitiva.

Este também será o momento de lançamento de políticas públicas estruturantes para o setor audiovisual local como a Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e a JPFilm Commission. De acordo com o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a Comissão tem como objetivo ser a porta de entrada para a produção audiovisual da cidade, tanto para o cinema como para a propaganda publicitária. “Se alguém quiser filmar em João Pessoa hoje precisa procurar uma série de órgãos municipais individualmente em busca de licenças e concessões. A partir de agora isso estará unificado e organizado em uma só autoridade”, explicou.

Para o Laboratório de Produção Executiva – dois dias de imersão para conhecimento, análise e apontamento de caminhos para projetos inscritos -, foi formado um time de consultores formado por Sebastián Peña Escobar (Paraguai), Clémentine Mourão-Ferreira (Europa) e Tatiana Martinelli Loureiro (Brasil). Os produtores locais terão a oportunidade de receber consultoria de grandes produtores do mercado mundial de cinema.

São convidados que tem muito a somar aos profissionais do audiovisual local e as oportunidades são muitas. As inscrições estão abertas, e, o time de curadores de curtas e longas-metragens realizará a seleção dos filmes, oferecendo um recorte do cinema local, nacional e internacional para a população presente nas sessões, que terá ainda duas mostras competitivas, uma de curtas e outra de longas, que concorrerão aos troféus do festival e prêmios de estímulo para os produtores executivos de João Pessoa.

Toda a programação de filmes será exibida em uma sala de cinema profissional, com sessões gratuitas e qualidade de som e imagem. Uma das missões do FestincineJP é a acessibilidade com qualidade, assim como fomentar o mercado regional, visando o desenvolvimento dos produtores executivos de João Pessoa e toda a rede, oferecendo ferramentas para avançar com projetos existentes, tendo contato com players nacionais e internacionais, criando parcerias e celebrando o cinema em comunhão.

A médio prazo, o FestincineJP pretende se estabelecer como um espaço para o desenvolvimento do mercado audiovisual local, apresentando diversas oportunidades para os profissionais do audiovisual da cidade e do Nordeste. “Além das possibilidades de negócios, queremos incluir a cidade de João Pessoa na rota das grandes produções”, completa.

Só poderão ser exibidos nas mostras competitivas filmes de longa-metragem e curta-metragem brasileiros e/ou estrangeiros concluídos a partir de 01 janeiro de 2020. Dos curtas e longas-metragens produzidos na Paraíba, serão aceitos aqueles concluídos a partir de 01 de janeiro de 2017. Cada inscrito, pessoa física ou jurídica, poderá apresentar até dois projetos que serão encaminhados para os players, de acordo com a sua demanda específica – gênero, formato e etapa do projeto.

Para o ambiente de mercado, as inscrições podem ser feitas no link https://www.festincinejp.com.br/mercado . Estão disponíveis o regulamento com todas as informações necessárias e o formulário de inscrição que pode ser acessado no link https://forms.gle/vZSBByxZ9HPVgjXZ7 .

Serão aceitos projetos de ficção, documentário, animação nos formatos de filme de curta, média ou longa-metragem, além de série, programa de TV e variedades. As reuniões acontecem das 14h às 17h, no espaço Usina Cultural Energisa. Dúvidas sobre as Rodadas de Negócios devem ser encaminhadas para o e-mail: festincinejp@gmail.com.

João Pessoa

Os filmes paraibanos fomentados por essas políticas públicas circulam em festivais nacionais e internacionais, ganham projeção crítica e prêmios, e permitem uma visibilidade inédita à nossa produção audiovisual e à nossa cidade. O crítico de cinema do jornal O Estado de São Paulo, Luiz Zanin Oricchio, cunhou o termo “primavera do cinema paraibano” para falar dessa safra atual de filmes com grande repercussão nacional, uma produção que é, em larga medida, fomentada pela FUNJOPE e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Festival Internacional de Cinema de João Pessoa
De 26 a 30 de agosto
Instagram: @funjopeoficial
Programação oficial: www.festincinejp.com.br

Topo