Festival Revoada realiza exibições de filmes, ciclos de formação e conferências de cinema em Maceió

Foto: Ulisses Arthur e Renata Baracho

O Festival Revoada de Cinema chega a sua última semana de ações e está com a programação repleta para todos os públicos, classes sociais e níveis educacionais. A partir desta segunda-feira, 21, e até o dia 27, serão realizadas diversas atividades simultâneas.

A programação é o encerramento, – com o grande festival de cinema no bairro do Benedito Bentes -, dos projetos de valorização, formação e disseminação do audiovisual na Capital alagoana, iniciados em setembro deste ano, com o lançamento do edital do Revoada para inscrições de curtas metragens.

Durante todo mês de setembro e parte do mês de outubro, sete alagoanos, que são referência na produção cultural, audiovisual e na educação, tiveram a árdua e prazerosa tarefa de escolher 12, entre 357 filmes – curtas metragens- inscritos no Festival Revoada de Cinema.

Pousando nas escolas

Em outubro, o Revoada fez sua primeira aterrissagem na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, localizada no Bairro Benedito Bentes, quando realizou a oficina ‘Pluma de cinema com celular’, voltada para estudantes do Ensino Médio. Na ocasião foram ensinadas técnicas de narrativa, roteiro, produção, filmagem e edição de filmes.

Da oficina Pluma foram saíram as vinhetas do Festival Revoada, que estão sendo divulgadas nas redes sociais, nas escolas e serão exibidas no grande festival de cinema.

Já no começo de novembro, o Revoada fez pousos nas Escolas Municipal Hermínio Cardoso (Fernão Velho), Municipal Sérgio Luiz (Chã da Jaqueira), Estadual Salete Gusmão (Clima Bom) e Estadual Raul Lima (Ipioca), para exibição de curtas-metragens. Uma maneira de levar a produção audiovisual brasileira para crianças e jovens estudantes maceioenses.

Exibições especiais

Antes do Festival no bairro Benedito Bentes, o Revoada fará pouso em duas escolas, nos bairros do Jacintinho e Vergel do Lago. No próximo dia 21, às 19 horas, haverá exibição do Filme “Rolê – história dos rolezinhos”, na Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho. Após a exibição do filme haverá apresentação musical da Batalha Marginal Alagoas.

Já no bairro Vergel do Lago, no dia 22, às 19h, terá a exibição do filme brasileiro indicado ao Óscar, “Marte Um”, na Escola Estadual Aurelina Palmeira. Logo após o filme haverá um pocket show com a cantora Mary Alves.

Formação para alunos do IFAL

Seguindo o cronograma de ações ao longo deste mês, o ‘Festival Revoada de Cinema’ irá pousar nos Campus Centro e Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Nas unidades de ensino, serão realizadas oficinas de interpretação e de direção audiovisual. Voltadas para os estudantes de Ensino Médio Técnico do IFAL, as oficinas ocorrem, simultaneamente, do dia 21 ao dia 25, com direito a certificado.

Os estudantes do IFAL Centro participarão da Oficina de Direção audiovisual ‘Sobre-voar – da Ideia às Telas’, com o diretor, roteirista, editor e fotógrafo Nivaldo Vasconcelos.

Já os estudantes do IFAL Campus Benedito Bentes farão a oficina de interpretação ‘Revoada de Uirapurus’, com o pesquisador das artes, ator de cinema e de teatro, Luciano Pedro Jr.

Ciclo de Conferências Sebrae LAB

Para o Ensino Superior, o Revoada, em parceria com o Sebrae Alagoas montou uma programação com conferências sobre o cenário cinematográfico no Brasil. As conferências ocorrem a partir de segunda-feira, 21, e seguem até sábado, 26, a partir das 14 horas, no Sebrae Alagoas, localizado na Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46 – Centro, Maceió; e na Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL), localizada na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.

O Ciclo de Conferências Revoada é composto por seis painéis que se debruçam entre os eixos: Produção, documentário, difusão e periferia, crítica e curadoria, direção cinematográfica. Eles serão ministrados por diretores, cineastas e profissionais de renome nacional. Toda ação é gratuita e há disponibilização de certificado.

Último pouso do Revoada: Festival de Cinema no Benedito Bentes

Uma revoada de filmes inéditos irá pousar no Benedito Bentes a partir do próximo dia 23 e até o dia 27 de novembro. Na programação estão cinco longas metragens de renome, entre eles o filme Serial Kelly, da Globo Filmes e dirigido pelo renomado cineasta alagoano, René Guerra. Serial Kelly teve parte da gravação em Maceió e conta a história da ‘primeira serial killer mulher do Brasil, interpretada pela cantora Gaby Amarantos.

Outros longas-metragens que fazem parte da programação são os inéditos: A Filha do Palhaço; Noites Alienígenas, Medusa, Perlimps e ÚYRA – A Retomada da floresta.

Para abrilhantar as noites de exibições, os diretores Sérgio de Carvalho, René Guerra e a roteirista Martina Sönksen, dos filmes ‘Noites Alienígenas’, ‘Serial Kelly’ e ‘ÚYRA’ estarão presentes e falarão um pouco sobre suas respectivas produções cinematográficas.

Além da programação de longas metragens, o Festival Revoada de Cinema leva ao bairro do Benedito Bentes nove curtas-metragens inéditos. Os curtas fazem parte de uma lista das 357 obras brasileiras inscritas para concorrer à exibição no Revoada.

O evento é uma ação inovadora da produtora cinematográfica ‘Céu Vermelho Fogo Filmes’, que se dedica à realização de filmes e projetos de difusão e formação em cinema. As ações tem como patrocinadores o Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE), o Fundo Setorial do Audiovisual, A Agência Nacional de Cinema, o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Cultura (FMAC), e a parceria do Confurt Hotel, da Agência Cilibrina, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes (Prefcom) e da vereadora Teca Nelma.

 Veja a programação das conferências Sebrae LAB

21/11 – SEGUNDA-FEIRA _ Local: SEBRAE Lab

14h – Produzir Cinema: Da margem ao centro e vice-versa. Convidados: Regina Barbosa- diretora e produtora; Pedro Krull- produtor e realizador; Renah Berindelli – produtora executiva e diretora de produção. Mediadora: Débora Lima – Analista de Soluções e Inovação SEBRAE/AL.

16h – Masterclass: Personagens em conflito no documentário com Vladimir Seixas – Diretor e Roteirista; vencedor do Prêmio TAL no DocMontevideo de melhor documentário, da medalha de bronze na categoria Direitos Humanos no New York Festivals – TV & Film e foi indicado ao Emmy em 2019.

22/11 – TERÇA-FEIRA _ Local: SEBRAE Lab

14h – O que pode a periferia pelo Cinema? Convidados: Ari Consciência – articulador e produtor cultural; Fernando Rodrigues – professor da Universidade Federal de Alagoas; Zazo – fotógrafo e realizador de cinema. Mediadora: Rose Monteiro – historiadora, realizadora de cinema e produtora cultural.

23/04 – QUARTA-FEIRA_ Local: SEBRAE Lab

14h – Diálogos da direção. Convidados: Pedro Diógenes – roteirista e diretor; Sérgio de Carvalho – roteirista e diretor. Mediador: Ulisses Arthur – roteirista, diretor e realizador do Festival Revoada.

26/11 – SÁBADO_ Local: Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL

14:30h – Debate com René Guerra. O diretor e roteirista alagoano René Guerra compartilha um pouco do seu processo criativo, neste momento, com enfoque no seu primeiro longa-metragem “Serial Kelly”.

16h – Curadoria, crítica e os desejos de aproximação. Convidadas: Carol Almeida – pesquisadora, Professora e Curadora de cinema; Lorenna Rocha – historiadora, pesquisadora, programadora e crítica cultural; Beatriz Vilela – realizadora de cinema, professora e pesquisadora. Mediador: Janderson Felipe – realizador e pesquisador.

Veja a programação completa do Revoada no Benedito Bentes, de 23 a 27 de novembro

23/11 (QUARTA-FEIRA)

19h_ Longa A Filha do Palhaço. Direção: Pedro Diógenes (Ceará). Classificação indicativa: 12 anos;

21h_ Curta Adão, Eva e o Fruto Proibido. Direção: R.B Lima (Paraíba). Classificação indicativa: 14 anos;

Curta Maninha Xucuru-kariri. Direção: Celso Brandão e Aldemir Barros(Alagoas). Classificação indicativa: Livre;

Curta As Vezes Que Não Estou Lá. Direção: Dandara de Morais (Recife). Classificação indicativa: 16 anos;

24/11 (QUINTA-FEIRA)

20h _ Longa Noites Alienígenas. Diretor: Sérgio de Carvalho (Acre). Classificação indicativa: 14 anos. Com a presença do diretor do filme, Sérgio de Carvalho.

25/11 (SEXTA-FEIRA)

17h _ Curta Fantasma Neon. Direção: Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro);

Curta Entre Rimas e Improvisos: as batalhas de Rap em Alagoas. Direção: Delanisson Araújo (Alagoas). Classificação indicativa: Livre;

Curta LUAZUL. Direção: Letícia Batista e Vitória Liz (São Paulo). Classificação indicativa: 16 anos;

21h_ Longa Serial Kelly. Direção: René Guerra (Rio de Janeiro/Alagoas). Classificação indicativa: 16 anos; Com a presença do diretor René Guerra.

26/11 (SÁBADO)

19h _ Curta Rua Dinorá. Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro (Ceará. Classificação indicativa: Livre;

Curta Imã de Geladeira. Direção: Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo (Sergipe). Classificação indicativa:Livre;

Curta A Velhice Ilumina o vento. Direção: Juliana Segovia (Mato Grosso. Classificação indicativa: Livre;

21h_ Longa Medusa. Direção: Anita Rocha da Silveira (Rio de Janeiro. Classificação indicativa: 14 anos;

27/11 (DOMINGO)

18h_ Sessão Matinê, com o longa Perlimps. Direção: Alê Abreu (São Paulo. Classificação indicativa: Livre;

20h_ Longa ÚYRA – A Retomada da floresta. Direção: Juliana Curi (Brasil/EUA). Classificação indicativa: Livre; com a presença da roteirista do filme Martina Sönksen.

Topo