Festival Taguatinga de Cinema chega a sua 14ª edição

Amor de Ori, de Bruna Barros

O 14º Festival Taguatinga de Cinema chega aos 21 anos de existência, como lugar de resistência democrática e fortalecimento da produção  independente do cinema de curta-metragem. O festival tem compromisso com a vitalidade e diversidade dos olhares cinematográficos, com os jeitos criativos de mover sensibilidades na direção de ideais éticos, do engajamento político e social e de alternativas para outro país possível.

O 14º Festival Taguatinga de Cinema acontece de 02 a 05 de outubro, com ampla programação, contando com mostras, oficinas e shows musicais, espalhados nos seguintes espaços de Taguatinga: Teatro de Praça, Galeria Olho de Águia e Goodfellas CineBar.

Mostras

Com 668 curtas inscritos no ano de 2019, 24 curtas-metragens concorrem às premiações da Mostra Competitiva, sendo 22 deles escolhidos pela curadoria oficial e 02, pela votação popular online. Também serão apresentados curtas na Mostra Paralela, com filmes produzidos por jovens cineastas que lançam olhares agudos e imaginosos sobre a atualidade. O festival também contará com uma Mostrinha Infantil.

Taguá Mapi

Atividades formativas serão ministradas para disseminar conhecimento e instigar as produções audiovisuais. A primeira é a  Oficina de Linguagem Cinematográfica, que tem como objetivo introduzir os conhecimentos básicos do Cinema sob uma ótica do olhar feminino, a partir da análise de filmes de mulheres cineastas e dos aspectos que dialogam com as características cinematográficas em questão. A segunda é a Oficina de Audiovisual para Smartphones, que tem como objetivo mostrar que o celular pode ser uma ferramenta criativa para exibir e vender trabalhos audiovisuais. A oficina traz dicas para facilitar a produção de vídeos ao compreender os ciclos de produção, da ideia à rentabilização e divulgação do produto final. Também teremos o Painel “O ensino do Cinema e do Audiovisual nas universidades públicas”, coordenado pela cineasta Amaranta César, professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFBA). O painel será realizado no IFB Recanto das Emas, às 14h30 do dia 4 de outubro, e contará com as participações de Érika Bauer, professora de Cinema da UnB, e Patrícia Barcelos, do IFB do Recanto das Emas. Também serão realizados debates sobre políticas públicas no DF e o encontro de cineclubes.

Programação Musical

O festival também contará com uma programação musical, incluindo shows com Letícia Fialho, DJ Ketlen e DJ Gérson Deveras. A Banda OPS e a cantora amapaense Emília Monteiro encerrarão os dias de festival com grandes festas para o público, no sábado, 05 de outubro.

Homenageados

Todos os anos, o Festival Taguatinga de Cinema presta homenagem a personalidades que marcaram e marcam o movimento cultural de Taguatinga e do Distrito Federal. Nesse ano, os homenageados são o ator brasiliense Andrade Júnior, que completou 50 anos de carreira em 2018, trilhada nos palcos de teatro e no cinema. Falecido em maio deste ano, aos 74 anos, era um dos mais conhecidos artistas da capital. A cineasta Erika Bauer, que  é formada em Cinema e Televisão pela Hochschule fuer Fernsehen und Film (Munique, Alemanha) e professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília. E Manoel Messias Filho, que em 22 anos de cinema, tem sido o fiel escudeiro de diversos diretores e diretoras de fotografia, na função de maquinista, em filmes de curta e longa-metragem.

Para conhecer a programação completa, acesse: https://festivaltaguatinga.com.br

SERVIÇO

14º Festival Taguatinga de Cinema
De 2 a 5 de outubro, no Teatro da Praça
Entrada Franca
Classificação Livre

 

Topo