Forcine está realizando um Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual

Em 2020 o Forcine está realizando um Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual e convidamos sua escola, associada ou não ao Forcine, para contribuir com a ação Diretrizes de Diversidade nas Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil. A ação é parte da comemoração dos 20 anos de existência do Fórum e está sendo conduzida em parceria com a Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual).

A ação tem como objetivos gerais:

  • Formular um documento contendo diretrizes para implementação de políticas para a diversidade nas escolas de cinema e audiovisual do Brasil e
  •  Elaborar instrumento de aplicação pelas escolas para constante acompanhamento de produções e egressos.

O escopo abrange os cursos de cinema e audiovisual (Bacharelados, Tecnólogos, Licenciaturas, Especializações e Cursos livres) no Brasil, por isso é muito importante a participação de todas as escolas. A atual etapa da ação envolve:

  • Mapear os corpos docentes e técnicos dos cursos de cinema e audiovisual brasileiros;
  • Identificar políticas, iniciativas, projetos de pesquisa/extensão e coletivos com foco em diversidade e acessibilidade no audiovisual;
  • Levantar demandas específicas das escolas e das regiões;
  • Identificar representações discentes das escolas.

Para tanto, desenvolvemos um questionário a ser preenchido por uma representação da escola (coordenação, secretaria ou outra). O questionário pode ser solicitado pela escola através do e-mail do Forcine (contato.forcine@gmail.com). As questões devem ser respondidas apenas uma vez e dizem respeito a todo o curso. Caso sua instituição possua mais de um curso, ou cursos em modalidades diferentes (presencial e à distância, por exemplo), favor preencher um questionário para curso oferecido. Pedimos gentilmente que o preenchimento seja feito até o dia 31 de julho de 2020. Agradecemos desde já e nos colocamos à disposição para esclarecimentos no e-mail contato.forcine@gmail.com.

Topo