Prêmio ABC 2023: incrições abertas até 31 de janeiro de 2023

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio ABC 2023. As pessoas interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição até 31 de janeiro de 2023 no site da ABC, e fazer o upload de seus trabalhos até 05 de fevereiro, para as seguintes categorias:

– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção

– Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário

– Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção

– Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção

– Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário

– Melhor Equipe de Som Longa-Metragem Ficção

– Melhor Equipe de Som Longa-Metragem Documentário

– Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem

– Melhor Direção de Fotografia Série de TV

– Melhor Direção de Arte Série de TV

– Melhor Equipe de Som Série de TV

– Melhor Direção de Fotografia Videoclipe

– Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário

– Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

Nesta edição, podem concorrer produções lançadas em 2022. Não há necessidade da(o) profissional ser associada(o) da ABC para inscrever trabalhos no Prêmio ABC 2023, porém será cobrada uma taxa de R$100,00 por cada trabalho inscrito por profissional não associada(o). Profissionais mulheres e profissionais autodeclaradas(os) pretas(os), pardas(os), indígenas, com deficiência e trans terão 50% de desconto na taxa de inscrição. A categoria de Melhor Fotografia para Filme Estudantil está isenta da cobrança de taxa mesmo o trabalho sendo de estudante não associada(o).

Com exceção da categoria para Filme Estudantil, que é avaliada pela Diretoria da ABC, os trabalhos vencedores serão escolhidos através de votação das(os) sócias(os) da ABC, em dois turnos. O primeiro turno será realizado entre os dias 01/03/2023 e 19/04/2023, por comissões específicas para cada categoria, e os sete trabalhos mais votados em cada categoria vão para a votação final, entre todas(os) associadas(os) aptas(os) a votar, que escolherá os sete trabalhos finalistas e o vencedor e será realizada entre os dias 20/04/2023 e 05/05/2023.

As regras para todas as categorias podem ser conferidas no regulamento no site da ABC: https://abcine.org.br/site/regulamento-premioabc-2023

A cerimônia de premiação acontece no dia 13 de maio na Cinemateca Brasileira em São Paulo.

Semana ABC 2023

O Prêmio ABC é a cerimônia de encerramento da Semana ABC, que acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, de 10 a 12 de maio. O evento trará na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além da Exposição de Equipamentos e Serviços.

A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e novas tecnologias, e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades.

Em breve, a programação completa poderá ser consultada no site da ABC: abcine.org.br

A Semana & Prêmio ABC 2023 são realizados pela Associação Brasileira de Cinematografia e correalizados pela Cinemateca Brasileira.

Sobre a ABC

Em 2 de janeiro de 2022, a ABC completou 22 anos. Ao longo dos anos, a ABC atuou em distintas frentes com o intuito de ampliar o aperfeiçoamento técnico e artístico do cinema produzido no país, como também o aprimoramento das relações entre profissionais e de ações para uma produção mais plural e diversa. Através de uma série de atividades, como oficinas e palestras, do fórum exclusivo para pessoas associadas, do site, redes sociais, além de eventos e da ABC Cursos de Cinema, a associação busca atuar tanto para divulgar como para fortalecer o cinema e audiovisual brasileiros.

Atualmente, conta com mais de 450 associados de todo o país. Apesar de no início ter sido pensada para agregar apenas profissionais da fotografia, logo percebeu-se a necessidade de incluir outras áreas da cinematografia, o que diferencia a ABC da maior parte das associações do gênero pelo mundo. Nesse sentido, contamos com sócios que trabalham também em áreas como direção de arte, som, montagem, finalização, conservação e ensino, com a presença de estudantes e professores. A ABC também é federada à IMAGO e à FELAFC, a qual somos responsáveis pela secretaria pelos próximos dois anos.

 

Topo