Inscrições abertas de filmes produzidos na quarentena para a Mostra Maio [em] casa

Um ano se passou. Alguns saíram de suas casas, outros saíram de si. A quarentena nos mudou de alguma forma. Uma realidade em que o mais simples gesto de afeto significa perigo iminente não é mais a mesma cujo o cinema tanto capturou essas pequenas ações. Seja a sofisticação dos planos de Wim Wenders a simplicidade de Hong Sang Soo, o cinema sempre achou no gesto suas grandes catarses.

Mas o que ocorre quando tudo nos é tirado de forma tão repentina e por tanto tempo? Sem perspectiva de melhora, a forma como capturamos o nosso entorno está completamente comprometida. Se o cinema sempre foi sobre intermediar a captura e o objeto através de uma perspectiva, como definia Bazin, qual será o produto onde o mediador está cada vez mais animalesco? Um cinema movido por pessoas cuja mente está reduzida à cada vez mais complicada tarefa de estar vivo no dia seguinte.

Então, que se façam filmes que exalem tal instinto. Filmes que expressam essa perda através de suas lentes trêmulas e movimentos descordenados; Um cinema de ruídos e granulados, que não possui ou não se permite às falsos clareios dos estúdios; Em que o formato não esteja mais dogmatizado à tela das salas, tão distantes de nós. O cinema do agora precisa ser diferente de tudo que veio antes, por que nada será como tal daqui em diante. Está na hora de embarcarmos em mais um adeus à linguagem.

Nunca o ensaio de Godard foi tão real e, ao mesmo tempo, uma premonição. No momento em que nossa noção do que é viver está tão dúbio, uma eterna espera para chamar o atual de pós, não precisamos de imagens limpas e orquestradas com os movimentos excessivamente ensaiados de um Bresson ou Hitchcock. Se vivemos uma vida reduzida, que se estruture um cinema reduzido de polimento.

As inscrições de Curtas-metragens para Mostra Maio [em]casa estão abertas! O filme com mais curtidas no YouTube será exibido na Mostra [em]curtas em Setembro e receberá R$ 300 de prêmio e será exibido na Abertura da Mostra principal em Setembro. Essa edição extra de Maio é destinada a obras realizadas no período de quarentena.

Confira o Regulamento no link : https://linktr.ee/emcurtas

Topo