Inscrições abertas para a primeira edição do Prêmio IILA-Cinema

A IILA – Organização Internacional Ítalo-Latino-americana convida cineastas, produtores e institutos de formação em cinema de países latino-americanos membros (Argentina, Estado Plurinacional da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e República Bolivariana da Venezuela) a participar da primeira edição do Prêmio IILA-Cinema, realizado com o patrocínio da Direção-Geral de Cooperação para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional italiano (DGCS / MAECI).

Modalidades de participação:

Podem participar do Prêmio IILA-Cinema os filmes realizados por diretores com menos de 35 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1986) que, nos últimos cinco anos, concluíram seus estudos em um instituto de formação em cinema reconhecido pelos países membros, ou estão atualmente no corpo docente de tais institutos. Poderão participar apenas filmes que o candidato realizou após a obtenção do diploma final (não serão aceitos filmes realizados durante o período de estudos), e concluídos em data posterior a 1º de janeiro de 2019.

Serão admitidos filmes de qualquer duração, tema, gênero ou formato, inclusive experimentais, híbridos, propostas tecnicamente inovadoras, etc. desde que possam ser exibidos em uma sala de projeção tradicional.

Para participar, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online disponível no seguinte link: https://iila.org/wp-content/uploads/2021/04/Anexo- 1_Formulario-de-inscricao_IILA_Cinema.docx

Será possível enviar a própria candidatura até quarta-feira, 10 de junho de 2021 (antes das 24h00 hora Italiana, GMT + 1).

A participação é gratuita e pressupõe a aceitação do regulamento, que pode ser consultado no link: https://iila.org/wp-content/uploads/2021/04/Anexo-1_Formulario-de- inscricao_IILA_Cinema.docx

Prêmio:

Depois de encerradas as inscrições, os filmes serão submetidos a um júri composto por 7 personalidades de destaque na área do cinema e da cultura na Itália e na América Latina.

A missão do júri será a de selecionar os filmes finalistas, que serão exibidos durante um festival a ser organizado na Itália, e, entre estes, atribuir, os três prêmios seguintes:

  • Prêmio IILA-Cinema 2021 categoria ficção
  • Prêmio IILA-Cinema 2021 categoria documentários
  • Prêmio IILA-Cinema   2021   categoria    inovação   (experimental,   ensaio,   novas linguagens, etc.)

Cada um dos três vencedores do Prêmio IILA-Cinema receberá como prêmio uma viagem de 10 dias e estadia em Roma, em outubro de 2021, que inclui passagem aérea de ida e volta em classe econômica, hospedagem e uma bolsa de 800 euros.

Durante sua estadia em Roma, os premiados assistirão à cerimônia de premiação e à exibição de suas obras na Casa del Cinema em Roma, e participarão de uma série de encontros que o IILA organizará com profissionais e estudantes de cinema, escolhidos de acordo com o perfil e os interesses de cada um dos premiados.

Devido à situação especial causada pela emergência Covid-19, a IILA reserva-se o direito de modificar as datas da viagem a Roma dos vencedores do Prêmio e da exibição e premiação de seus filmes, e de considerar a exibição on-line de alguns ou todos os trabalhos selecionados.

A participação no prêmio pressupõe a aceitação da apresentação do filme selecionado também online.

O veredicto do júri, no qual serão especificados os filmes vencedores e pré-selecionados, será publicado no site da IILA www.iila.org e notificado diretamente aos candidatos pré-selecionados por e-mail na sexta-feira, 30 de julho de 2021.

Topo