Inscrições abertas para o 12º Festival da Fronteira

Estão abertas as inscrições de curtas e longas para o XII Festival Internacional de Cinema da Fronteira, até o dia 3 de dezembro. O regulamento completo e o envio de obras estão disponíveis nas plataformas Festhome e FilmFreeway. O homenageado desta edição é o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. O evento acontece em Bagé (RS), de 17 a 19 de dezembro. Informações no site fb.com/festivaldafronteira.

Além das mostras, a atração traz oficinas, debates e shows musicais. O Festival da Fronteira apresenta três categorias competitivas para títulos realizados a partir de 2019: mostra de longas, curtas internacionais e mostra regional de curtas. Os filmes devem ser falados em português ou espanhol, ou estar legendados em um desses idiomas. Nesta edição, o festival terá como temática “Identidade, Pertencimento e Resistência”, que busca valorizar as produções gaúchas realizadas durante a pandemia.

A Mostra Competitiva Internacional de Longas recebe títulos com duração mínima de 50 minutos. Para a Mostra Internacional de Curtas podem ser enviadas produções de qualquer nacionalidade de até 15 minutos. Já a Mostra Competitiva Regional é aberta a curtas com até 15 minutos, realizados na faixa de fronteira Brasil/Uruguai/Argentina. As inscrições desta última categoria devem ser feitas em suporte físico (pen drive ou DVD) na sede do curso de jornalismo da Urcamp Bagé (Av. Tupi Silveira, 2099), das 14h às 22h.

“A democratização e o acesso à produção audiovisual são os principais focos do festival”, explica Zeca Brito, que divide a direção artística com o também cineasta Frederico Ruas. “Após um hiato em decorrência da pandemia, voltamos com as adaptações e medidas de restrição necessárias à fruição presencial do evento, buscando valorizar a produção que se manteve viva em tempos difíceis”, conclui.

O XII Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma realização da Associação Pró Santa Thereza e Universidade da Região da Campanha – Urcamp, com promoção da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Bagé.

Serviço:
Inscrições abertas para o XII Festival Internacional de Cinema da Fronteira
Categorias: 1) Mostra Competitiva Internacional de Longas-metragens, 2) Mostra Internacional de Curtas-metragens e 3) Mostra Competitiva Regional;
Prazo: de 12/11/21 (sex) a 03/12/21 (sex);
Regulamento e registro: Festhome: filmmakers.festhome.com/f/cinema-da-fronteira | FilmFreeway: filmfreeway.com/FestivalInternacionaldeCinemadaFronteira
Informações: Facebook | Instagram

Sobre Roger Lerina, homenageado do XII Festival Internacional de Cinema da Fronteira:

Jornalista e crítico de cinema, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Foi vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) entre 2008 e 2010 e presidente de 2010 a 2012. Editor do site Roger Lerina (rogerlerina.com), uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. Sócio do Grupo Matinal Jornalismo, que reúne o site Roger Lerina, a newsletter Matinal, a revista digital Parêntese e o serviço de notícias por WhatsApp ZapMatinal. Foi curador da Mostra de Longas-Metragens do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2018) e do 11º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2019). Curador dos projetos Meu Filme Favorito e Adaptação: Entre a Literatura e o Cinema, ambos realizados no Instituto Ling. Atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. Programador das três salas do Cine Grand Café, inaugurado no final de novembro de 2021 no Shopping Nova Olaria, em Porto Alegre.

 

Topo