Inscrições abertas para o Festival Guarnicê de Cinema 2021

As inscrições para o Festival Guarnicê de Cinema 2021 – Edição 44 vão até 7 de julho por meio dos formulários disponíveis no site do festival. O Guarnicê será realizado de maneira híbrida (contendo ações presenciais e online) entre os dias 17 e 24 de setembro.

As mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem. Os realizadores maranhenses concorrem nas categorias filme publicitário, reportagem televisiva e videoclipe, além de longa, curta e curtíssima-metragem.

Podem se inscrever no festival realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa. O Guarnicê aceita obras audiovisuais finalizadas a partir de outubro de 2019. A participação no festival é gratuita.

Entre os prêmios ofertados pelo Guarnicê estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que recebe R$20 mil, e o de melhor curta nacional, contemplado com R$12 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) destina dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Outros detalhes sobre a premiação, assim como todas as informações do Guarnicê, se encontram no regulamento do festival.

Quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, o Guarnicê é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A programação do festival inclui mostras competitivas e paralelas, assim como ações formativas que abrangem oficinas audiovisuais, palestras e workshops com especialistas em cinema.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email guarnice@ufma.br.

Topo