MAM recebe a primeira mostra de filmes produzidos por estudantes do Curso de Cinema da Puc-Rio

No dia 5 de maio de 2022, às 18h, haverá a abertura da I Mostraí PUC-Rio, uma exibição on-line de filmes produzidos por alunos do curso de Cinema e Audiovisual, dentro da graduação em Estudos de Mídia da PUC-Rio. O lançamento da Mostraí será gratuito, realizado na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), onde barraquinhas de comida serão montadas e música ao vivo vai animar o ambiente. Na abertura, haverá a apresentação dos curtas-metragens e, logo após, um debate. Às 20h os filmes serão exibidos novamente. Os ingressos estão disponíveis no site de retirada de ingressos do MAM.

Nesta edição, seis sessões vão ocorrer no site da Mostra, no endereço www.mostrai.com.puc-rio.br, mas a primeira exibição será presencial, no MAM, em homenagem aos Irmãos Carvalho. Com apresentação dos curtas e um debate com os realizadores, esta sessão também estará disponível on-line. Os diretores Marcos e Eduardo Carvalho passaram pelo curso de Cinema da PUC-Rio e se destacam no meio cinematográfico, com prêmios em festivais nacionais e internacionais. Para cada sessão, haverá um debate on-line que vai ficar disponível na plataforma. A Mostraí inaugura também a parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) e marca as comemorações dos 70 anos do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Com a supervisão de professores, os estudantes reuniram os filmes produzidos em diferentes épocas na Universidade e organizaram o primeiro acervo digital da história do curso. A ideia de resgate deste material surgiu a partir da compreensão da importância da memória no campo cultural, artístico e social.

A busca pelos curtas-metragens estimulou debates, um processo de curadoria, e foram divididos em sessões a partir de características temáticas, estéticas e/ou poéticas. A Mostraí registra os processos de transformação e as marcas que caracterizam a história do Curso de Cinema, criado em 2005, bem como a importância da instituição na formação de quadros no campo das artes e do audiovisual.

Programação presencial no MAM:

Abertura + Sessão Homenagem  Irmãos Carvalho: 5 de maio, às 18h

Programação on-line no endereço www.mostrai.com.puc-rio.br:

Sessão I – Irmãos Carvalho – 5 a 11 de maio

Sessão II – Habitação – 12 a 18 de maio

Sessão III – Janela do Olhar – 19 a 25 de maio

Sessão IV – Reinvenções – 26 de maio a 1º de junho

Sessão V – in/ocupado – 2 a 8 de junho

Sessão VI – Sob a Pele – 9 a 15 de junho

Site para retirada dos ingressos: https://mamrio.byinti.com/#/ticket/

Para mais informações:
e-mail: acervo.cinemapuc@gmail.com

Instagram: @mostraipucrio

Topo