Mesa apresenta os fundamentos sobre a percepção e cognição visual na Semana ABC 2019

O segundo dia da Semana ABC 2019 começou com a mesa “Olhar, Ver e Gravar – Fundamentos, Percepção e Cognição Visual”, que contou com a participação do diretor de fotografia Carlos Ebert, ABC, da diretora de arte Luciana Bueno e do professor de Fisiologia e Biofísica da USP Marcus Vinícius C. Baldo.

O que pode ser melhor para um cinematógrafo do que entender como os espectadores vêm as suas imagens? A proposta da mesa foi lançar o conhecimento atual a respeito da visão, e tentar entender o que ele pode resultar no aperfeiçoamento do trabalho de captação de imagens em movimento.

As apresentações refletiram sobre a relação entre a construção da imagem e as formas como os espectadores processam e registram esta imagem. O objetivo era criar o diálogo entre os conhecimentos da ciência em relação à percepção e os profissionais que constroem imagens para aperfeiçoar a produção de narrativas audiovisuais. O painel partiu do pressuposto que entender como os espectadores selecionam e formam as imagens pode ajudar a melhorar o trabalho daqueles que estão no mundo da cinematografia.

Conforme explica Ebert, olhar e ver são duas coisas distintas ainda que complementares. A primeira corresponde a transdução nas células da retina dos fótons em elétrons. Essa corrente elétrica é conduzida até o córtex visual primário onde é analisada em termos de contraste, movimento, espectro etc, para depois ser cotejada com todo o conhecimento existente em toda as memórias do indivíduo, independentemente do sentido que recolheu as informações. Aí é que ocorre a visão. Isso é ver.

O diretor de fotografia ponderou que o cinema é uma ilusão porque cada espectador interpreta a imagem de forma única. Além disso, falou sobre a construção do universo diegético e as questões que fazem com que seja possível acreditar e vivenciar este universo que está sendo reproduzido nas obras audiovisuais.

Outro tema tratado pela mesa se refere ao processo de aprendizagem da visão. Para Lu Bueno, falta muita informação de como a imagem se forma e como somos alfabetizados visualmente. Para ela é muito importante que os profissionais de audiovisual tenham o conhecimento prévio de como as imagens são construídas e como funciona a percepção para ajudar a entender os tipos de imagens que são (e podem ser) produzidas nas obras, pensando no diálogo com o espectador.

Além disso, Baldo explicou como funciona a construção da percepção e como construímos as imagens, através de contornos e contrastes que formam cores, formas e movimentos que são traduzidos e dialogam com emoções e sensações.

Durante a Semana, há um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 9h às 19h30, com a presença das empresas e instituições: Arri, Barros Seguros, Canon, Cinecidade, Electrica, DCine, Disk Films, EliteCam, Fujifilm, I9tv, Locadora de Equipamentos, Locall, Lumatek, MonsterCam, Panasonic, Quanta Post, Sindcine, Sony e Zeiss.

Nesta edição, a ABC promove, em paralelo à programação da Semana, instalações de realidade virtual. Nos dias 16 e 17 a Instalação BELEAF, uma experiência imersiva em realidade virtual realizada pela empresa Árvore Experiências Imersivas. Além disso, está disponível para venda o livro Da Cor, do diretor de fotografia Edgar Moura.

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento que poderá ser feito através do link http://www.workneteventos.com.br/projetos/semana_abc/ ou presencialmente nos dias do evento.

A senha para a primeira mesa do dia será distribuída uma hora antes do início. Para as mesas da tarde, as senhas serão distribuídas uma hora antes e será possível retirar também a senha para a mesa seguinte. As mesas serão transmitidas para a área externa.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira.
Mantenedora: Spcine e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo
Patrocínio: Arri, Canon, Sony e Zeiss.
Apoio: Cinecidade, Disk Films, Electrica, EliteCam, Fujifilm, I9TV, Locall, Lumatek, Módulos, MonsterCam, Quanta Post, Panasonic Business, Senac, Sindcine, White Gorila e Zumbi Post.
Promoção: FilmeB, Guia Boca a Boca, Prodview, Revista de Cinema, Revista Exibidor, Revista Panorama Audiovisual e VidVox.
Colaboração: Cachaça Serra das Almas, Canal Brasil e Locadora Triângulo.

Em breve divulgaremos o vídeo da mesa.

Topo