Mostra Cinema do Presente abre inscrições para curtas e oficina de crítica

Foto: Brent Barbano

Refletir e discutir as questões sociais através do cinema é a proposta da Mostra Cinema do Presente, que terá sua primeira edição de 10 a 13 de março, em formato online. A mostra de curtas-metragens terá enfoque em filmes que abordem questões sociais, políticas e crises do mundo contemporâneo. A curadoria buscará fazer um recorte temático trazendo obras que possibilitem discussões sobre direitos humanos, sociedade, raça e gênero, por exemplo. Os realizadores interessados em exibir seus filmes, podem fazer inscrição gratuitamente até 18 de fevereiro pelo site www.cinemadopresente.com. Podem ser inscritos curtas brasileiros finalizados a partir de janeiro de 2019. A Mostra Cinema do Presente terá curadoria de Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias. A Mostra Cinema do Presente tem incentivo da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, através do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Fundarpe.

A mostra também busca filmes feitos sob o confinamento imposto pela pandemia. “O período de isolamento social que estamos vivendo vai ser definidor para todo o cinema que for feito nos próximos anos, tanto em aspectos temáticos quanto de produção. As primeiras expressões dessa experiência no cinema já estão acontecendo e estamos ansiosos para acompanhá-las”, explica Juliana Soares, curadora e coordenadora de programação da Mostra.

O resultado da seleção de curtas será divulgado no dia 1 de março. A programação audiovisual será integralmente gratuita e online através do site oficial da Mostra, como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19.

Enock Carvalho explica um pouco mais sobre a linha curatorial: “Buscamos filmes que tratem do tempo presente para tentar vislumbrar possibilidades de futuro. Essa crise toda da pandemia nos fez olhar para tudo de outra maneira e eu acho que o cinema sempre refletiu a sociedade como um espelho. Queremos proporcionar um recorte de olhares que ajudem a pensar as crises contemporâneas e seus desdobramentos.”

FORMAÇÃO – Além da exibição de filmes, a mostra promoverá a oficina Críticas Urgentes, ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema. A oficina será realizada de 10 a 16 de março para 20 participantes, que irão produzir pelo menos uma crítica durante a aprendizagem. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 25 de fevereiro pelo site www.cinemadopresente.com. O resultado dos selecionados para a oficina será divulgado no dia 03 de março.

Matheus Farias, um dos idealizadores do projeto, destaca o ‘papel’ da oficina na programação: “Entendemos que a Mostra também deveria criar um ambiente favorável para que produções pudessem ser discutidas. A importância de treinar o olhar de novos talentos, oferecendo as bases e os principais códigos da crítica cinematográfica no formato de uma oficina é um dos frutos desse projeto”.

Sobre os curadores

Enock Carvalho e Matheus Farias são roteiristas, diretores e produtores pernambucanos que atuam na Gatopardo Filmes. Dirigiram juntos três curtas-metragens, exibidos em mais de 80 festivais ao redor do mundo. O mais recente deles, “Inabitável”, foi selecionado para o Festival de Sundance, nos Estados Unidos, tendo sido o único curta-metragem pernambucano selecionado para o Festival em toda a sua história. “Inabitável” foi premiado em diversos festivais brasileiros, incluindo os Festivais de Gramado e de Brasília, acumulando 12 prêmios ao longo do segundo semestre de 2020. Atualmente desenvolvem o roteiro do primeiro longa-metragem.

Juliana Soares é curadora e coordenadora de programação, formada em Cinema e Audiovisual e mestra em comunicação pela UFPE. É diretora e roteirista dos curtas-metragens “Rosário” (2019, Vilarejo Filmes), e “Tainara”, em fase de captação de recursos, co-roteirista do longa-metragem “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”, de Pedro Severien (Inquieta Filmes) e co-roteirista da série de animação infantil “Ilha dos Sabiás” (Carnaval Filmes). Além de roteirista e curta metragista, atua principalmente na área de produção executiva, tendo passado por produtoras como Cinemascópio Filmes, Carnaval Filmes e Ateliê Produções, sediadas no Recife.

SERVIÇO

Mostra Cinema do Presente
Site www.cinemadopresente.com
Inscrições gratuitas de curtas até 18 de fevereiro.
Inscrições gratuitas na oficina até 25 de fevereiro.
Realização da oficina de Críticas Urgentes de 10 a 16 de março.
Exibição gratuita de filmes de 10 a 13 de março.

Topo